Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas

A Defesa Civil informou que mais de 880 pessoas estão desalojadas. A chuva forte e intermitente deixou ao menos duas pessoas mortas.

Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas têm causado estragos em várias cidades do Sul do país. Após os deslizamentos de terra no Paraná e riscos de chuva em mais estados, o governo de Santa Catarina está em alerta sobre possíveis enchentes.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Republicanos), decretou situação de emergência na cidade por conta das fortes chuvas que atingem Santa Catarina. “Percorremos a cidade durante a madrugada e estamos aproveitando claridade agora pra avaliar melhor os impactos. Foco hoje é assegurar vidas!”, escreveu o prefeito no Twitter.

Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas (Foto: Cristiano Estrela / Secom)Santa Catarina vai decretar situação de emergência devido às chuvas fortes e intermitentes que deixaram ao menos duas pessoas mortas e um bombeiro militar desaparecido nesta quinta-feira (1º). O anúncio foi feito em coletiva de imprensa pelo governador Carlos Moisés (Republicanos).

“O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças”, declarou Moisés.

Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas (Foto: CBMSC / Divulgação)De acordo com o boletim da Defesa Civil das 18h desta quinta-feira (01), 882 pessoas tiveram que deixar as casas e ir para um abrigo. Outras 195 foram para a casa de parentes. O volume de chuva e a elevação dos rios em Santa Catarina deixaram pelo menos 15 rodovias bloqueadas em todo o Estado até a noite desta quinta-feira (1º).

Santo Amaro da Imperatriz decretou situação de emergência na quarta-feira (30). De acordo com a prefeitura, nesta quinta e sexta (2), os serviços públicos não funcionam no município. Além disso, as aulas foram suspensas em toda a rede municipal e estadual. Os postos de saúde também não estão atendendo. São João Batista decretou situação de calamidade pública nesta quinta. O município chegou a disponibilizar sete abrigos para a população.

Florianópolis decreta situação de emergência por chuvas e suspende aulas (Foto: Reprodução)Segundo a prefeitura, 15 mil moradores foram afetados e as inundações cobrem 85% de São João Batista. Em 24 horas, o Rio Tijucas subiu 6 metros. A prefeitura afirma que se trata de uma das maiores enchentes da história do município. Ao menos 700 pessoas foram levadas para abrigos emergenciais da Defesa Civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES