FMS adquire novos equipamentos e realiza melhorias em odontologia

Serviço de urgência odontológica 24 horas em todas as zonas da cidade, ampliação dos ambulatórios de radiologia e aquisição de novas cadeiras odontológicas para os consultórios.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Serviço de urgência odontológica 24 horas em todas as zonas da cidade, ampliação dos ambulatórios de radiologia e aquisição de novas cadeiras odontológicas para os consultórios. Essas foram algumas das melhorias recentes da rede de saúde pública de Teresina, que melhoraram o atendimento à população.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, ressaltou que foi exitoso o compromisso da FMS em melhorar a saúde odontológica em 2019 e que esse processo seguirá em 2020. “Iremos criar ambulatório para cuidar da saúde bucal do bebê de 0 a 36 meses e mais dois ambulatórios de prótese dentária, além de aumentar o acesso ao tratamento de canal”.

A FMS também realizou cursos de capacitação, qualificando os profissionais para realizarem tratamento de câncer de boca, bem como utilizarem os sistemas on-line dos consultórios da rede. “Foram ainda reestruturados 18 consultórios, que receberam cadeiras odontológicas modernas”, conta o gerente de Saúde Bucal da FMS, Dante Freitas.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua, informa que a FMS conta ainda com sistema on-line para comunicação diária da gestão com os dentistas e é um modelo a ser seguido em outros locais. “O sistema informa todas as ocorrências dentro do consultório, como a necessidade de reparar ou falta de algum insumo. Com isso, a gestão dá resposta rápida a um eventual problema,  aumentando, assim, a oferta de serviço”.

Onde encontrar

O fluxo do atendimento odontológico da FMS de Teresina inicia nas 90 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ali, são realizadas avaliações da saúde bucal, profilaxia (limpeza) e remoção de tártaro supragengival, procedimentos restauradores, extrações dentárias, além de atividades de prevenção, como palestras sobre escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor.

 Nos casos de maior complexidade, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) encaminham os usuários para um dos 02 Centros de Especialidade Odontológica, para realização de tratamentos de canal, periodontais, cirúrgicos de maior complexidade, atendimento a pessoa com deficiência e diagnóstico do câncer de boca.

Já em caso de urgência odontológica, como dor de dente, a Fundação disponibiliza esse serviço todos os dias, 24 horas, em todas zonas de Teresina: UPAS do Satélite (Leste), Promorar (Sul) e Renascença (Sudeste) e nos hospitais da Primavera (Norte), Santa Maria da Codipi (Norte) e Monte Castelo (zona Sul).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES