FMS aumenta acesso ao atendimento psiquiátrico na rede ambulatorial em THE

Para ter acesso ao serviço a população precisa primeiro ser atendida em uma Unidade Básica de Saúde, pelo médico da família, que encaminhará a demanda para o setor de marcação de consultas da unidade.

Avalie a matéria:
7YUGHJ | 7TGYH
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina conta a partir de agora com seis unidades de saúde com atendimento ambulatorial em psiquiatria: Hospital do Dirceu, Hospital do Parque Piauí, Hospital do Promorar, Hospital Lineu Araújo, Hospital do Satélite, Hospital da Primavera. De janeiro a maio de 2021, a FMS realizou 1.024 atendimentos psiquiátricos e 2.261 atendimentos psicológicos na rede. 

Para ter acesso ao serviço a população precisa primeiro ser atendida em uma Unidade Básica de Saúde, pelo médico da família, que encaminhará a demanda para o setor de marcação de consultas da unidade. Frente a um cenário de pandemia, os profissionais de saúde se preocupam que uma epidemia paralela afete a saúde mental da população brasileira. 

Atendimento ambulatorial em psiquiatria - Foto: Divulgação

“Os sete Centros de Atenção Psicossocial também estão aptos a fazerem os devidos encaminhamentos para atendimentos psiquiátricos na rede ambulatorial para aqueles pacientes que não tem perfil de CAPS. Pois os CAPS atendem pacientes com transtorno mental grave e persistente, já a rede ambulatorial atende casos de transtorno mental moderado”, explica Isabel Karine, gerente de saúde mental da capital. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo. E, para profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho - um impulsor - de transtornos de humor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES