FMS de Teresina divulga ações de controle do Calazar

Na área urbana o principal reservatório do Calazar é o cão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

N?o existe vacina para prevenir o Calazar, a preven??o da doen?a se d? por meio de a?es individuais e coletivas da popula??o. A veterin?ria do Centro de Controle de Zoonoses, V?nia Carvalho explica quais as a?es preventivas contra o Calazar que a Funda??o Municipal de Sa?de realiza: ?A Zoonoses trabalha com o vetor (mosquito) e com o reservat?rio (c?o) do Calazar. N?s temos uma rela??o com as ?reas de Teresina que s?o classificadas de acordo com a incid?ncia de transmiss?o sendo elas, intensa ou moderada?.

A veterin?ria falou que o mosquito transmissor se reproduz em locais que tenham materiais org?nicos e em decomposi??o. ?A borrifa??o desses locais s?o feitas pelo agente de sa?de. Diferente do mosquito transmissor da Dengue, a larva do mosquito do Calazar n?o ? poss?vel ser visualizada, por conta disso ?s a?es s?o direcionadas ao mosquito adulto?, disse.

Na ?rea urbana o principal reservat?rio do Calazar ? o c?o: ?A Zoonoses faz a coleta de sangue dos caninos nas ?reas de intensa e moderada transmiss?o da doen?a. Se algum resultado for positivo n?s fazemos o recolhimento e aplicamos a eutan?sia no animal?, afirmou V?nia.

Nos casos de Calazar humano, a Funda??o presta a aten??o b?sica ao portador da doen?a. ?O paciente ? recebido no hospital municipal onde ele ? acompanhado pelos m?dicos, ? diagnosticado, recebe o tratamento. O caso ? notificado e a FMS fornece os medicamentos necess?rios para a cura total do paciente?, finalizou a veterin?ria.

V?nia lembra que a popula??o deve tomar certas medidas para se proteger contra o mosquito transmissor do Calazar. ?Os alimentos de galinhas e porcos que a popula??o costuma criar em casa e materiais de constru??o que por vezes ficam nos quintais das resid?ncias s?o focos de reprodu??o do mosquito. Tem que ser feito o recolhimento desses materiais e os animais devem ficar a uma dist?ncia de 200 metros da casa e o local deve estar sempre limpo?.

Para os que criam cachorros a veterin?ria tamb?m d? dicas. ?? necess?rio que os animais usem uma coleira repelente e os canis possuam telas que impe?am a entrada de mosquitos que se alimentam do sangue de qualquer animal. Mas a doen?a s? se apresenta em humanos e caninos?, finalizou V?nia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES