FMS e SDUs definem ação conjunta contra a Dengue

FMS e SDUs definem ação conjunta contra a Dengue

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manh? desta sexta-feira (18), o presidente da Funda??o Municipal de Sa?de, Jo?o Orlando Ribeiro Gon?alves, recebeu os coordenadores regionais de sa?de, t?cnicos do Programa Municipal de Controle e Preven??o da Dengue e os superintendentes de Desenvolvimento Urbano para tra?ar estrat?gias conjuntas para o trabalho de combate ? Dengue em Teresina.

Primeiro, foram analisados os primeiros resultados do diagn?stico que definiu os ?ndices de infesta??o predial por mosquito adulto na cidade. ?N?s precisamos informar a voc?s, superintendentes, quais as ?reas onde o mosquito est? mais presente, que s?o justamente as regi?es da cidade onde a popula??o deixa acumular lixo?, advertiu Jo?o Orlando.

O presidente frisou aos superintendentes que a batalha ? acabar com a popula??o de mosquitos adultos alados, especialmente as f?meas, que fazem a transmiss?o da doen?a. Ele disse que as pessoas s? come?am a perceber o problema quando ele chega est? bem pr?ximo. ?S? quando algu?m da fam?lia pega a doen?a ou morre por conseq??ncia dela ? que as pessoas passam a entender a gravidade da situa??o?, disse o presidente.

A coordena??o de a?es assistenciais da FMS prop?s um curso r?pido de capacita??o dos supervisores da limpeza p?blica de cada superintend?ncia para que eles estejam gabaritados a atuarem tamb?m como combatentes da Tropa de Elite contra a Dengue. ?N?s precisamos fazer cada funcion?rio do munic?pio entender que o problema da Dengue ? de cada um de n?s e que n?s temos que ajudar a Prefeitura a eliminar esse mosquito para que ele n?o comece a eliminar as pessoas?, enfatizou a coordenadora Amar?les Borba.

No decorrer da reuni?o, foi divulgada a programa??o de controle do vetor que a Ger?ncia de Zoonoses far?, a partir da pr?xima semana, nas ?reas com maiores ?ndices de infesta??o do mosquito Aedes aegypti. ?Come?aremos pela por ?reas da Santa Maria da Codipi, na zona Norte, Vila Irm? Dulce, na zona Sul, e Gurupi, na zona Sudeste?, disse a veterin?ria do Centro de Zoonoses, Eridan Monteiro.

Os superintendentes se comprometeram a adequar a programa??o de coleta sistem?tica do lixo em cada regi?o da cidade ?s a?es de limpeza espec?ficas das ?reas onde as equipes dos agentes de endemias atuar?o com aspira??o dos mosquitos e elimina??o dos criadouros. ?N?s vamos designar equipes que ser?o coordenadas por pessoas das nossas superintend?ncias e da ger?ncia de Zoonoses?, afirmou Marcos Elvas, superintendente da SDU Sul. O engenheiro Jos? Jo?o, superintendente da SDU Centro Norte, complementou: ?? um trabalho de equipe que tem tudo para dar certo. Mas a popula??o precisa ajudar fazendo a sua parte e aplicando o que tem sido lhes ensinado?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES