FMS e UFPI apresentam projeto de mestrado na área da Atenção básica

O projeto tem apoio da Organização Pan Americana de saúde.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de trabalho composto com profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) apresentaram nesta semana o projeto de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) na sede da FMS.

“Agora, após o projeto apresentado, a próxima etapa é a FMS definir como será o financiamento deste mestrado. Para só depois haver o processo seletivo. Sendo que a Instituição responsável em executar o mestrado será a UFPI. O projeto foi feito por profissionais da FMS e UFPI, com apoio e orientação da OPAS”, explicou Adriana Sávia, da Diretoria de Atenção Básica da FMS.

 O Mestrado Profissional em Gestão de Unidades Básicas do SUS visa qualificar médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, integrantes da Estratégia Saúde da Família, para o trabalho em Gestão de Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde; articular elementos da gestão, das políticas públicas, controle social e educação no aprimoramento da Gestão de Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde. Além de fomentar a integração e articulação dos profissionais da Atenção Básica com a rede de atenção à saúde e desenvolver lideranças para a Gestão de Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde.

“O projeto deste novo mestrado a ser implantado na Universidade Federal do Piauí, por demanda da Fundação Municipal de Saúde, sobre gestão de unidades básicas de saúde é uma experiência pioneira no Brasil, onde não existe ainda um mestrado deste tipo, com este objetivo e com esses propósitos. Me sinto duplamente satisfeito, como coordenador desse projeto, na própria OPAS, e como piauiense que sou. Não posso deixar de dizer que estou orgulhoso das instituições do meu Estado, que estão tomando uma atitude pioneira e meritória como esta”, afirmou José Paranaguá, assessor da OPAS.

 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES