FMS encerra neste sábado (03) vacinação contra a raiva em Teresina

A Raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) conclui neste sábado (03) a Campanha de Vacinação contra a Raiva, quando as equipes da Gerência de Zoonoses estarão vacinando os cães e gatos dos povoados das zonas rurais Sul e Sudeste. Um total de 7.179 animais deve ser imunizado nesta etapa.

Neste sábado serão contemplados com a campanha os seguintes povoados: Alegria, Chapadinha Sul e Altamira (rural Sul), Boquinha, Usina Santana e Estaca Zero (rural Sudeste).

“Para conseguirmos êxito na vacinação contamos com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que mobilizam a comunidade avisando e relembrando a população sobre o dia da vacinação e a necessidade de imunizar os animais. A comunidade pode colaborar também com o nosso trabalho mantendo os animais em casa no dia da vacinação, já que é comum os animais serem criados soltos na zona rural e até mesmo acompanharem os donos em trabalhos na roça. Mas pedimos que neste dia eles os mantenham presos e com um responsável até que as equipes de vacinação cheguem”, solicita Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

A Raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença. Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

Teresina não apresenta casos de raiva entre humanos residentes desde o ano de 1986. “Nossa intenção é manter a boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos. Na zona urbana superamos a meta de vacinação e estamos confiantes que iremos atingir o que foi estipulado pelo Ministério da Saúde”, afirma Francisco Pádua, presidente da FMS.

No último dia 26 de setembro aconteceu a vacinação nas zonas rurais Norte e Leste, onde foram vacinados 11.336 animais. Na zona urbana, a vacinação ocorreu no dia 12 de setembro, e a FMS superou a meta de vacinação, quando foram imunizados 121.456 cães e gatos em toda a capital. A meta geral da FMS é vacinar entre zona urbana e rural uma média de 135 mil animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES