FMS faz cadastro de voluntários para campanha de vacinação no Piauí

Este ano a meta da Fundação Municipal de Saúde é vacinar 135 mil.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Gerência de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), continua cadastrando e treinando voluntários para trabalhar na campanha de vacinação antirrábica, que acontece no próximo dia 12 de setembro, na zona urbana de Teresina. Neste dia, 377 postos estarão abertos, das 8h às 17h, em praças, escolas e outros pontos estratégicos com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a raiva. São 713 vagas para vacinadores e 459 para anotadores, abertas para toda a população. Para isso é necessário participar de um treinamento na Gerência de Zoonoses da FMS, com duração de um turno. Os cursos estão ocorrendo às quartas e sextas, durante a manhã (a partir das 8h30) ou à tarde (a partir das 14h30). 

As inscrições e os cursos seguem até as vésperas do dia da campanha, enquanto houver vagas disponíveis. Os interessados podem se dirigir à Gerência de Zoonoses,– que fica na Rua Minas Gerais, Nº 909, bairro Matadouro, – fazer seu cadastro e participar do treinamento no turno que preferir.

“Na capacitação dos vacinadores e anotadores são repassadas orientações sobre a manipulação da vacina, a forma correta de aplicação no animal, explicações para as dúvidas mais frequentes da população, entre outros assuntos pertinentes ao trabalho”, explica o veterinário Luiz Harliton, coordenador da campanha.

Para o cadastro são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e conta corrente no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal; para servidores da FMS, basta apresentar um contracheque. Os voluntários serão lotados nos postos de vacinação mais próximos de seus domicílios, de acordo com a disponibilidade de vagas no momento da inscrição. Eles serão remunerados com a quantia de R$ 76,25, incluso o valor dos vales-transportes para o deslocamento.

Este ano a meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é vacinar 135 mil animais. A campanha será dividida em dois momentos: um na zona urbana, cujo Dia D será em 12 de setembro, e um na zona rural, que acontece nos dias 26 de setembro (zona rural Norte e Leste) e 03 de outubro (região rural Sul e Sudeste).

 A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença. “”Pedimos que a população não deixe de comparecer e chame seus amigos e familiares que possuem animais de estimação. Desta forma poderemos manter a raiva longe da nossa cidade”, convida Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da FMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES