FMS inaugura amanhã (8) consultório de Alergia a Proteína do Leite de Vaca

O atendimento será direcionado às pessoas que fazem parte do programa municipal de dispensação de dietas enterais e fórmulas infantis.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inaugura o Consultório de Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV) nesta terça-feira (08), às 8h30, no Hospital Municipal da Criança, localizado no Parque Piauí. O atendimento será direcionado às pessoas que fazem parte do programa municipal de dispensação de dietas enterais e fórmulas infantis. 

Atualmente o programa beneficia cerca de 300 crianças e o atendimento no Hospital da Criança com gastropediatra e nutricionista APLV será às terças feiras a tarde e às sextas-feiras no turno da manhã. O consultório contará com especialistas na área para fazer a avaliação do paciente e encaminhamento para o recebimento da alimentação, explica Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. O objetivo é oferecer através do SUS um tratamento  com especialistas de forma ágil e seguro, diz Gilberto.

FMS inaugura amanhã (08) consultório de Alergia a Proteína do Leite de Vaca (Foto: reprodução)

Para ter acesso a esse serviço é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é feito o encaminhamento para o consultório APLV. Com a documentação necessária é iniciado o processo no protocolo na sede da FMS e a entrega das dietas é feita na sede da FMS de segunda a sexta-feira pela manhã.

A gerente de Nutrição da FMS, Yara Cristina Leal, explica sobre esse programa. “O APLV é o programa voltado para crianças, residentes em Teresina, que fazem uso de fórmula infantil com até dois anos de idade, que apresente alergia a proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose ou ser menor de três anos de idade e ser portador de alergia a proteína do leite de vaca associada à alergia à proteína do leite de soja que é comumente chamada de alergia múltipla”, esclarece.  

Sobre o programa

A Fundação Municipal de Saúde através da Gerencia de Nutrição (GENUT) e Diretoria de Assistência Especializada (DAE) criou o Consultório da APLV onde serão feitas as avaliações com o gastropediatra, que o único profissional que pode diagnosticar a APLV e com a nutricionista exclusiva para atender a clientela do programa. 

O programa Municipal de Dispensação de Dietas Enterais e Fórmulas Infantis foi iniciado na Fundação Municipal de Saúde em 2009. A Portaria/PRES/FMS Nº 217, de 25 de setembro de 2015, estabelece as normas e condutas para dispensação das dietas industrializadas e fórmulas infantis especiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES