FMS inicia segunda fase de vacinação contra o vírus HPV

Faltam ser vacinadas 12.864 meninas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A segunda fase da vacinação contra o vírus Papiloma Humano (HPV) chegou às unidades de saúde do Estado e do Município. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) pretende imunizar as 7.492 garotas de 9 a 11 anos de idade, em Teresina, que já tomaram a primeira dose em março deste ano. As outras 12.864 meninas que ainda não foram vacinadas também devem procurar as unidades básicas de saúde mais próximas.

Para aumentar o alcance de imunização, a FMS repetirá a mesma estratégia feita no primeiro semestre, montará um cronograma de visitas às escolas públicas e privadas da capital, é o que afirma a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

“Nós já estamos entrando em contato com as escolas para agendar o dia e a hora da vacinação. Agora precisamos que a população acolha essa ação do SUS, pois não é justo que disponibilizemos essa vacina, cujo custo é alto, R$ 500, e a sociedade não compareça”, conta.

A diretora ressalta a importância da vacina para a prevenção do câncer de colo de útero, doença que mata 5.200 mulheres todos os anos no Brasil e deixa mais de 10 mil doentes. Com tantos riscos, 63,2% meninas, por algum motivo, não compareceram à primeira fase da campanha.

“Não há motivo para não vacinar a sua filha, a vacina é apenas uma injeção de meio centímetro feita com agulha e seringa adequados. As pessoas devem acreditar e creditar o serviço público que está sendo prestado.

Não existem riscos, a vacina é fabricada com fragmento do vírus utilizando o que mais de atualizada em fabricação de vacina, que é a tecnologia recombinante. Então, vamos evitar que o vírus mate essas mulheres daqui a 30, 40 anos”, esclarece Amariles.

CALENDÁRIO - O calendário de vacinação contra o vírus HPV acontece todo o ano nos postos de saúde, mas o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de seis meses; já a terceira é feita após 60 meses da dose inicial.

Vale lembrar que as mulheres de 14 a 26 anos, portadoras do vírus HIV/Aids, o esquema é diferenciado. A Fundação Municipal de Saúde recomenda que elas procurem o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES