FMS realiza programação alusiva ao dia de Prevenção ao Suicídio

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) promoverão rodas de conversa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O suicídio, antes visto como tabu, é um problema que tem sido cada vez mais discutido no Brasil. Já é consenso entre os profissionais de saúde de que sua prevenção é possível, e é com este entendimento que a Prefeitura de Teresina promove uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao suicídio, lembrado em 10 de setembro.

“Neste dia, a Ponte Estaiada estará amarela, cor que simboliza a valorização da vida”, conta Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Além disso, haverá a implantação do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio em Teresina, que é a reunião de um grupo de estudiosos e ativistas sobre o tema, com o objetivo de analisar as causas e estudar novas políticas públicas de prevenção, com o suporte da FMS”, explica.

Nos próximos dias, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) promoverão rodas de conversa e atividades esportivas e lúdicas em alusão ao tema. A praça do bairro Poty Velho será palco do Dia de Valorização da Vida do CAPS II Norte, no dia 10, das 9h às 12h. Usuários e familiares terão aula de dança, corte de cabelo, maquiagem, serviços de manicure, distribuição de laços amarelos e fôlderes, além de uma apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina.

A realização de atividades externas também está na programação do CAPS III. Amanhã, 9 de setembro, a partir das 14h, será promovido um dia de beleza com a colaboração da Fundação Wall Ferraz. No dia 10, os profissionais estarão na praça de eventos do bairro Parque Piauí distribuindo material informativo sobre prevenção do suicídio e informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial. Em seguida, haverá a distribuição de vídeos e músicas alusivas ao problema, distribuição de laços e balões simbolizando o tema e uma roda de discussão sobre o tema no Centro de Convivência Cidadania, a partir das 14h.

Já o CAPS II Sul promove durante todo a manhã uma série de atividades nos Centros de Referência de Assistência Social da Vila Irmã Dulce, Promorar e Angelim, além de Unidades Básicas de Saúde da região. Por fim, será promovida no dia 18 de setembro uma roda de conversa com familiares e usuários sobre o tema, com o objetivo de esclarecer e quebrar mitos relacionados ao suicídio. Da mesma forma, o CAPS AD promove uma série de palestras nos dias 9 e 10 deste mês.

Os usuários atendidos pelo CAPS II Sudeste terão oportunidades de receber informações sobre o suicídio durante toda a semana, já que a temática será inserida nos grupos temáticos e oficinas realizadas habitualmente com usuários e família. Será feita ainda uma atividade na UBS Alto da Ressurreição e uma tarde de lazer, em que todos vestirão camisetas com a cor da campanha.

Segundo Marina Leite, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos e devem ser discutidos com a pessoa que apresenta tendências. “Falar sobre o suicídio e as ideias que está tendo ajuda a pessoa a se sentir acolhida por alguém que se interessa por seu sofrimento”, afirma a gerente, ressaltando que buscar ajuda profissional é importante após esse momento.

 As pessoas com ideação ou tentativa de suicídio devem procurar os seguintes dispositivos: no CAPS do seu território procurar o profissional responsável pela triagem para realizar o atendimento individual, ou visitar o Provida (ambulatório especial de valorização à vida e prevenção do suicídio), que fica no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e conta com atendimento médico e psicológico de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES