FMS rebate fake News que circula em grupos de WhatsApp sobre o sarampo

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, não há casos confirmados de sarampo e sim investigação de três casos suspeitos em Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após informações falsas sobre sarampo que circulam em grupos de WhatsApp, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, ao contrário do divulgado, não há casos confirmados dessa doença em Teresina e que não está promovendo campanha de vacinação. No entanto, a FMS disponibiliza a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) durante todo ano à população nas Unidades de Saúde e Hospitais.

A recomendação é que as crianças devem tomar uma dose da Vacina Tríplice Viral aos 12 meses de idade e reforço aos 15 meses. Já a pessoa com idade entre 01 a 29 anos, se nunca tiver se vacinado, deve tomar duas doses; entre 30 e 49 anos, tomar uma dose e maior de 50 anos não deve tomar esta vacina. Os profissionais de saúde, independente da idade, administrar duas doses, conforme situação vacinal encontrada.

Cristine Rochol/PMPA

“Solicitamos o apoio e empenho da população para a manutenção das ações de vigilância e prevenção, em especial a atualização da caderneta de vacinação das crianças com idade de 12 e 15 meses de idade. É importante esclarecer que a pessoa que já tomou duas doses da vacina, não precisa mais tomá-la”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, não há casos confirmados de sarampo  e sim investigação de três casos suspeitos em Teresina. “Por esse motivo, adotamos todas as providências cabíveis, conforme determina a Portaria 29 do Ministério da Saúde, a exemplo do bloqueio vacinal para contatos de casos suspeitos no período de até 72 horas”, explica.

Reprodução

“Para cumprimento do protocolo, também coletamos e enviamos o material clínico para investigação laboratorial e isolamos os casos suspeitos durante o período de transmissibilidade da doença. Além disso, estamos monitorando a cobertura vacinal de Teresina e sensibilizando os profissionais da Assistência sobre sinais e sintomas do sarampo”, finaliza Amariles Borba.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas cutâneas avermelhadas, podendo levar a complicações graves e óbito. A transmissão do vírus do sarampo é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas  e expelidas pelo doente.

O sarampo é endêmico em vários países da Europa, Ásia e África, existindo dessa forma o risco de importação para o Brasil. Desde  fevereiro de 2018, casos de sarampo foram confirmados em vários Estados brasileiros, como Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES