FMS reúne jovens na luta contra a AIDS

FMS reúne jovens na luta contra a AIDS

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Sua atitude tem muita for?a na luta contra a Aids?. Este ? o tema da campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que o Minist?rio da Sa?de lan?ou na ?ltima ter?a-feira (27). A campanha tem como foco principal os jovens de 14 a 24 anos. A inten??o ? afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e ? informa??o, orientando-os quanto ? preven??o das DSTs e da AIDS.

A abordagem da campanha est? embasada nos conceitos de preven??o e de direitos humanos, atrav?s de projetos como o Sa?de e Preven??o nas Escolas. A principal meta ? sensibilizar as mulheres e os homossexuais dessa faixa et?ria, j? que a incid?ncia da doen?a nesses p?blicos aumentou muito nos ?ltimos anos.

Segundo o psiquiatra Jairo Bouer, do Programa Nacional de DST e AIDS do Minist?rio da Sa?de, no ano passado, garotas de 13 a 19 anos foram contaminados com o v?rus HIV e muitas delas est?o gr?vidas.

A campanha do Minist?rio da Sa?de tenta sensibilizar os jovens, estimulando-os a buscar informa?es que os levem a se prevenirem contra os riscos da infec??o por AIDS. No pr?ximo s?bado (01), haver? um encontro entre jovens de 17 escolas de Teresina. ?Vamos reunir cerca de 230 pessoas, entre jovens e educadores, para discutir as quest?es que envolvem o jovem e a sexualidade. Precisamos faz?-los conversar sobre o assunto sem barreiras?, afirmou Kelsen Eul?lio, coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS.

Neste encontro, os jovens ir?o trocar experi?ncias adquiridas a partir das atividades desenvolvidas por eles atrav?s do Programa Sa?de e Preven??o nas Escolas. O objetivo desse encontro ? debater quest?es que envolvam a sexualidade e afirmar o direito dos jovens de terem acesso aos preservativos e ? informa??o. ?Um dos nossos maiores trunfos s?o as rodas de conversa. V?rios temas ser?o discutidos e o resultado servir? para elaborarmos o que pensa o jovem sobre cada tema?, frisou Deusa Alc?ntara, t?cnica do Programa Municipal DST/AIDS.

As rodas de conversa abordar?o os temas: gravidez na adolesc?ncia, m?todos contraceptivos, orienta??o sexual do desejo, sexualidade, doen?as sexualmente transmiss?veis, HIV, adolesc?ncia, juveniliza??o e feminiliza??o do HIV. ?N?s temos que repensar nossas atitudes diante da educa??o voltada para os adolescentes e o porqu? da resist?ncia ao uso do preservativo na inicia??o da vida sexual. Apesar de toda informa??o, ? assustador como tem crescido o n?mero de casos da doen?a neste p?blico?, disse Deusa Alc?ntara.

Na pr?xima quarta-feira (04), a equipe do Programa Sa?de da Fam?lia da unidade de sa?de do bairro Porto Alegre vai realizar, juntamente com os estudantes de enfermagem da Faculdade Integral Diferencial ? FACID, um projeto voltado para os adolescentes e jovens moradores do bairro. O projeto Juventude Saud?vel vai promover atividades recreativas focando a educa??o em sa?de atrav?s de gincanas, pe?as teatrais com o tema HIV, apresenta??o de capoeira e Hip Hop, al?m de gin?stica laboral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES