FMS se reune com SDUs para discutir combate a dengue

A proposta é intensificar a limpeza da cidade e a conscientização da população para evitar casos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniu na manhã de hoje (28), com representantes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano para traçar as estratégias de combate à dengue em Teresina. O objetivo é executar o Plano Municipal de Controle da Dengue para reduzir o número de casos da doença na capital.

Teresina registrou, até agora, 128 casos da doença nesses dois primeiros meses do ano. O número traz uma redução significativa em relação aos anos anteriores. Ainda assim, a preocupação das autoridades municipais é evitar a profileração da doença, que tem seu pico nos meses de março, abril e maio. ?São nos períodos que intensificam as chuvas que precisamos ter maior cautela. Nossa atuação será voltada para a limpeza da cidade e orientar a população em relação aos cuidados para evitar o mosquito?, explica o presidente da FMS, Luiz Lobão.

A ideia é fazer um trabalho em conjunto para notificar também os proprietários dos terrenos baldios e casas que se encontram fechadas, dificultando a presença dos agentes de endemias para combater o vetor da dengue. Levantamento feito pela FMS constatou que 80% dos criadouros do mosquito estão em residências. Além disso, as SDUS também deverão atuar na intensificação da limpeza da cidade. Ao assumir o comando da Prefeitura, o prefeito Firmino Filho determinou a realização de mutirões de limpeza em todas as regiões da cidade.

Em 2010, Teresina registrou 2.548 casos de dengue, sendo quatro óbitos. Em 2011, o número subiu para 6.146 casos, enquanto em 2012 foram notificados 7.203 casos da doença. Neste ano, os bairros mais afetados foram a Santa Maria da Codipi, que registrou 27 casos, São Joaquim e Itararé, com nove casos cada um. Foram registrados ainda casos nos seguintes bairros: Água Mineral, Mocambinho, Monte Castelo, Matadouro, Parque Alvorada, Monte Verde, Novo Horizonte, Santa Sofia, Esplanada, Redonda, Cidade Nova, Ilhotas, Centro, Todos os Santos, Satélite e Primavera.

Segundo a gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, é preciso que a população também se conscientize e tome os cuidados para evitar a presença de focos do mosquito Aedes Aegypty. Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e coceira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES