FMS transforma hospital de campanha em abrigo para idosos com Covid-19

A decisão foi tomada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), considerando que a estrutura não precisou ser utilizada devido ao trabalho de ampliação do número de leitos exclusivos para a doença em Teresina.

Hospital de Campanha Lar da Fraternidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após redução do número de internações relacionadas à Covid-19 na capital, a Prefeitura de Teresina mudará a finalidade do Hospital de Campanha Lar da Fraternidade. O local passará a receber idosos dos abrigos da cidade que estejam com quadro leve da doença e necessitem de isolamento. A decisão foi tomada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), considerando que a estrutura não precisou ser utilizada devido ao trabalho de ampliação do número de leitos exclusivos para a doença em Teresina.

“A Prefeitura montou esse Hospital de Campanha no início da pandemia como medida preventiva, já que não sabíamos como seria de fato a propagação do vírus no município. Nós buscamos preparar a rede para os cenários da doença que foram projetados por estudiosos do tema. Felizmente, devido à todas as ações adotadas pela Prefeitura, a cidade tem leitos disponíveis para quem precisa de atendimento. Agora, esse espaço será bem aproveitado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), com apoio da FMS”, afirma o presidente da Fundação, Manoel de Moura.

Hospital de Campanha - Foto: Ascom

O presidente explicou ainda que, recentemente, o Ministério Público Estadual havia solicitado ao município um espaço para receber idosos de abrigos e com quadro de síndrome gripal. “Houve um consenso entre a equipe técnica de que o Lar da Fraternidade reúne as condições ideais para funcionamento dessa estrutura. Assim, Teresina trabalha integrando a assistência social e a saúde, garantindo segurança para os nossos idosos”.

Ele informou ainda que a FMS monitora diariamente a ocupação de leitos da rede de saúde e que não houve demanda de pacientes com o perfil definido para aquele Hospital. “Na época, os técnicos da saúde, considerando a estrutura física do local, definiram como perfil para aquela unidade pacientes com alta das alas Covid, sem gravidade e que ainda necessitassem de tratamento”, finaliza.

De acordo com Jesus Mousinho, diretora de assistência hospitalar da FMS, a montagem do hospital teve um baixo custo para a Prefeitura. “O espaço do Lar da Fraternidade foi cedido pela Arquidiocese de Teresina. Foram investidos R$ 45 mil no local para melhorar a estrutura, com a realização de pintura e outros serviços de reparo, além da aquisição de materiais e equipamentos, que agora serão utilizados pela SEMCASPI e FMS. São 30 leitos disponíveis para os idosos com quadro leve de Covid-19 que precisam de isolamento”.

Atualmente, a Prefeitura de Teresina mantém dois hospitais de Campanha: um na quadra de Badminton da UFPI, com capacidade para 86 leitos, e o outro anexo ao HUT, com capacidade de atender 60 pacientes com quadro grave da Covid-19. Entre as principais medidas adotadas pelo município estão a ampliação de leitos de UTI e de leitos clínicos específicos para atendimento de pessoas com a doença, a convocação de 970 profissionais, além da aquisição de equipamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES