FMS: vacina antirrábica é aplicada no Hospital da Primavera

A vacina antirrábica serve para prevenir a raiva em humanos antes ou após a exposição ao vírus

Vacina antirrábica é aplicada no Hospital da Primavera | FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital do bairro Primavera, zona Norte, faz atendimento com a vacina antirrábica todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, das 7h30 às 18h. Esse serviço é disponibilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para as pessoas que sofreram mordedura ou arranhadura de animais como cães, gatos, soim (sagui) e macaco que podem transmitir o vírus da raiva. A vacina antirrábica serve para prevenir a raiva em humanos antes ou após a exposição ao vírus. 

Desde que esse serviço passou a ser oferecido para a população no Hospital da Primavera, em abril do ano passado até agosto deste ano, já foram aplicadas 13.953 vacinas antirrábica, 816 doses de soro antirrábico humano e 969 doses de Imunoglobulina. 

 Já foram aplicadas 13.953 vacinas antirrábica, 816 doses de soro antirrábico humano e 969 doses de Imunoglobulina - Foto: Divulgação/FMS

Sobre o atendimento no hospital da Primavera, a enfermeira Luciane Leal, que coordena a sala de vacina, explica que cada pessoa mordida por animal que procura a vacina é avaliada primeiro por um médico do hospital. “O médico do plantão no hospital é quem define como será o tratamento. A vacina pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade quando forem agredidas por animais que geralmente são cachorro, gato, macaco e morcego ”, fala.

O infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, explica que a doença é grave e não tem cura. “A raiva é uma doença grave e invariavelmente fatal. A transmissão acontece pela saliva dos animais no ato da mordedura ou arranhões. O vírus da raiva acomete o cérebro e a medula espinhal e o período de incubação é de 45 dias podendo variar de poucos dias a vários meses. Os sintomas são febre, mal estar, irritabilidade, dor de cabeça, alterações de comportamento e confusão mental”, cita.   

Quem necessitou receber a vacina antirrábica foi a agente de endemias, Naiza Santos, 45 anos. Ela foi mordida por um cachorro de rua e necessitou de quatro doses da vacina. “Tive ferimento leve na perna com a mordida do animal e cumpri o esquema vacinal com todas as doses recomendadas pelo médico”, fala.

O metalúrgico Daniel da Silva foi mordido pela gata de sua casa. “Fui levar a gata para ser castrada e ao pegar nela fui arranhado no braço. Ela é vacinada contra a raiva e só preciso de duas doses da vacina”, diz. A costureira Euzerina Rocha, 47 anos, foi mordida pelo cachorro de casa que é vacinado. “É um animal dócil, mas enquanto eu varria o quintal, ele ficou agitado e mordeu meu braço. Só vou precisar de duas doses porque ele é vacinado”, conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES