FMS visita 56 escolas públicas em busca de casos de hanseníase

Objetiva avaliar alunos de cinco a 14 anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já visitaram 56 escolas públicas de Teresina para executar a terceira edição da Campanha de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma, que objetiva avaliar alunos de cinco a 14 anos para o diagnóstico e tratamento da hanseníase, tracoma e verminose.

“Até o momento, um caso de hanseníase foi detectado. Mas vários outros estão em suspeita e ao final da campanha, em outubro, vamos realizar um mutirão para fazer o diagnóstico”, disse o enfermeiro Salmon Alencar, da coordenação de Hanseníase da FMS.

No período de quase 10 anos, Teresina diminuiu em 50% os casos de Hanseníase. Em 2005, a FMS registrou mais de 800 casos da doença na capital, no ano de 2014 foram totalizados 440 casos. “É um avanço essa queda nos números, mas precisamos continuar a busca ativa e tratamento de novos casos que venham a surgir”, afirmou Salmon Alencar.

A campanha de verminoses, que acontece concomitantemente à de hanseníase, pretende reduzir a carga das verminoses (parasitas intestinais conhecidos como lombrigas), que causam anemia, dor abdominal e diarreia, com o uso de vermífugo preventivo. Esses parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança e do jovem.  

Para o tratamento de verminoses nos escolares foram administradas doses do medicamento Albendazol 400mg. "A dose é única, não tóxica, de baixo custo e já foi utilizada em milhões de indivíduos em diversos países. Seus efeitos colaterais são raros e sem gravidade”, explicou Amariles Borba, diretora de vigilância em saúde da FMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES