Focos de incêndio em fábrica continuam e fumaça traz incômodo

Uma equipe do Corpo de Bombeiros continua fazendo o trabalho para evitar que o fogo volte a se propagar, mas as consequências são significativas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três dias depois do incêndio em uma fábrica de borracha, a fumaça continua a consumir o material no terreno localizado no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina. Mesmo distante das moradias, a fumaça pode ser vista de longe. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros continua fazendo o trabalho para evitar que o fogo volte a se propagar, mas as consequências são significativas, principalmente nesta época do ano, quando muita gente reclama do incômodo que sente quando inala fumaça. O fato é que as queimadas atingem as vias respiratórias na mesma medida em que atingem negativamente  o meio ambiente.

Francisca Almeida mora na zona Sul de Teresina e relata que enfrenta problemas durante grande parte da época do B-R-O-BRÓ, principalmente devido a fumaça das queimadas. "Meus olhos ardem muito, sinto muita dor de cabeça e dificuldade de respirar. Às vezes os vizinhos colocam fogo nos terrenos e tenho que sair de casa", relata.

Crédito: José Alves FilhoAlém desse fator que agrava a saúde das pessoas, o meio ambiente é o primeiro que é atingido. O comprometimento da qualidade do ar é resultado da agressão que o meio ambiente sofre,  uma poluição que gera o agravamento do efeito estufa, diminuição da camada de ozônio, chuva ácida, entre outras consequências.

A major Narjara Nunes, do Corpo de Bombeiros, disse que a tendência desses tipos de problemas é aumentar. "As solicitações para atendimento já cresceram e vão aumentar até o final deste período. O número de solicitações subiu, em junho foram 68 e em julho fomos para 165", conta.

Os prejuízos causados pelo fogo não acometem somente a vegetação, como também coloca em risco a fauna local. "São vários animais que morrem nessas queimadas. É uma tristeza quando a gente chega e tem vários animais mortos e queimados. Quando você coloca fogo, coloca em risco a propriedade de outras pessoas e a vida delas", expressa.

A Major relatou que atende muitos casos de moradores que queimam terrenos e acabam sendo atingidos. "O vento muda de direção de um instante para o outro e pode chegar nas casas", disse.

E com isso, a  integridade física da população é comprometida, ocasionando principalmente problemas respiratórios. Nessa época, os hospitais ficam lotados.

Crédito: José Alves Filho

"Isso tudo por conta da fumaça de resíduos que são resultados dessas queimadas. Fora o dano ambiental que aumenta o buraco na camada de ozônio, que aumenta a passagem dos raios solares para a Terra, também aumentando a temperatura. É um gerador de problemas", falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES