Focos de incêndio no Brasil disparam 340% em setembro

Situação é efeito do fenômeno La Niña, que provocou tempo seco e longa estiagem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A três dias do fim de setembro, o número de focos de incêndio no Brasil este mês já é 340% maior do que o registrado no ano passado. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no mesmo período em 2009 foram apontados 11.079 focos. Até o momento, já são contabilizados 48.791 em todo o país.

Os Estados com mais registros são Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Em Goiás, por exemplo, o número de queimadas neste mês é 1.000% maior do que o registrado em 2009. Segundo o instituto de meteorologia Somar, o grande número de focos deve-se, principalmente, ao tempo seco e à longa estiagem pela qual o país vem passando com o atraso das chuvas, por causa do fenômeno La Niña.

Mas há expectativa de que a situação se normalize nas próximas semanas com a volta das chuvas na maior parte do país. No início de outubro, elas retornam aos poucos a Goiás e Mato Grosso, mas ainda sem favorecer a agricultura. No Pará, as precipitações vão acontecer de forma fraca e isolada. A preocupação continuará no Tocantins, já que o tempo vai continuar seco e as temperaturas em elevação, com previsão do retorno das chuvas regulares somente a partir de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES