'Foi desesperador', diz executivo que não conseguiu sacar FGTS em demissão

Ele diz que não lembrava que o saque-aniversário bloqueia o saque do fundo em caso de demissão

'Foi desesperador', diz executivo que não conseguiu sacar FGTS em demissão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-executivo Juliano Manrique, 46, fez o saque-aniversário do FGTS em 2020. Mas ele ignorou uma regra e se deu mal. Em 2022 foi demitido e não pôde sacar seu FGTS na íntegra. As informações são do UOL.

Por que não conseguiu todo o FGTS? 

- Há várias situações que permitem o saque do FGTS. Demissão sem justa causa é uma delas: o trabalhador pode sacar o FGTS mais a multa de 40%. 

- Mas quem opta pelo saque-aniversário tem direito apenas ao saque da multa. Não pode sacar o saldo total. Esse foi o caso de Juliano.

O diretor-executivo Juliano Manrique fez saque-aniversário, ignorou regra e ficou sem seu FGTS integral ao ser demitido - Imagem: Acervo pessoal

Ele fez saque-aniversário para investir 

- Manrique tinha optado pelo saque-aniversário para aplicar o dinheiro em algum investimento que rendesse mais do que a conta do FGTS. Hoje o fundo rende 3% ao ano, menos do que a poupança. A caderneta rende 6,17% mais TR (taxa referencial) ao ano, e é um dos investimentos com menor rentabilidade disponível no mercado.

"Depois demissão, fui até a Caixa para fazer o resgate do FGTS. Levei toda documentação que a empresa gerou para mim, cheguei lá e me falaram que não poderia sacar por causa do saque-aniversário. Só [poderia sacar] a multa dos 40%."

- Ele diz que não lembrava que o saque-aniversário bloqueia o saque do fundo em caso de demissão. Ele trabalhava como executivo de uma grande empresa havia dez anos.

"Eu tinha um valor considerável no FGTS. Quando fiquei sabendo que fui demitido, eu pensei que teria um conforto de usar o dinheiro para empreender ou voltar ao mercado".

Ele zerou a reserva de emergência 

- A situação ficou pior porque ele estava construindo sua casa.

Ele ficou desempregado por cinco meses e conseguiu uma recolocação profissional em janeiro deste ano. Durante o período de desemprego, usou a multa do FGTS, o seguro-desemprego e sua reserva de emergência para se manter.

"Hoje estou sem reserva, com dinheiro preso no fundo de garantia. Eu era executivo e consegui me segurar [financeiramente], mas fico imaginando, a população média para baixo, qual o tamanho do estrago do saque".

Juliano não quis divulgar os valores que tinha na conta do FGTS e que recebe no saque-aniversário. O governo quer acabar com o saque-aniversário do FGTS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES