Fome: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em 2 anos

De acordo com a pesquisa, mais da metade (58,7%) da população convive com a insegurança alimentar em algum grau.

Fome: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em 2 anos | Reprodução / Sérgio Lima/Poder360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em apenas um ano, o número de brasileiros sem ter o que comer saltou de 19 milhões para 33,1 milhões. São mais 14 milhões de pessoas com fome, segundo o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, lançado nesta quarta-feira (8). De acordo com a pesquisa, mais da metade (58,7%) da população convive com a insegurança alimentar em algum grau – leve, moderado ou grave. “O país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990”, afirmam os autores.

A pesquisa é da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), e teve execução em campo pelo Vox Populi. A Ação da Cidadania, a ActionAid Brasil, a Fundação Friedrich Ebert Brasil, o Ibirapitanga, a Oxfam Brasil e o Sesc dão apoio à iniciativa. Os dados foram coletados de novembro de 2021 até abril, a partir de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Fome: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em 2 anos (Crédito: Sérgio Lima/Poder360 - 2.mai.2022)

Políticas públicas e desigualdade

“A pesquisa anterior, de 2020, mostrava que a fome no Brasil tinha voltado para patamares equivalentes aos de 2004. A continuidade do desmonte de políticas públicas, a piora no cenário econômico, o acirramento das desigualdades sociais e o segundo ano da pandemia da Covid-19 tornaram o quadro desta segunda pesquisa ainda mais perverso”, afirmam as entidades.

“A pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento. Os caminhos escolhidos para a política econômica e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no nosso país”, afirma Ana Maria Segall, médica epidemiologista e pesquisadora da Rede Penssan.

Minoria tem acesso pleno

Os resultados da pesquisa mostram que a segurança alimentar é “privilégio” da minoria da população. De cada 10 domicílios, apenas quatro conseguem manter pleno acesso à alimentação. Assim, os outros seis se dividem entre os que estão permanentemente preocupados com a possibilidade de não ter alimentos e os que já passam fome. Em números absolutos, são 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar. Aumento de 7,2% desde 2020 e de 60% em comparação com 2018.

“Já não fazem mais parte da realidade brasileira aquelas políticas públicas de combate à pobreza e à miséria que, entre 2004 e 2013, reduziram a fome a apenas 4,2% dos lares brasileiros”, diz o coordenador da Penssan, Renato Maluf. “As medidas tomadas pelo governo para contenção da fome hoje são isoladas e insuficientes, diante de um cenário de alta da inflação, sobretudo dos alimentos, do desemprego e da queda de renda da população, com maior intensidade nos segmentos mais vulnerabilizados”, acrescenta.

Até quem produz tem fome

As regiões Norte e Nordeste têm situação pior: a fome é rotina para 25,7% e 21% das famílias, respectivamente, ante uma média nacional de 15%. Nas áreas rurais, mais de 60% dos domicílios convive com insegurança alimentar, sendo 18,6% em nível grave. “E até quem produz alimento está pagando um preço alto: a fome atingiu 21,8% dos lares de agricultores familiares e pequenos produtores. A pobreza das populações rurais associada ao desmonte das políticas de apoio às populações do campo, da floresta e das águas, seguem impondo escassez.”

A situação piora quando se vê que a fome dobrou nas famílias com crianças menores de 10 anos – de 9,4% em 2020 para 18,1% neste ano. A pesquisa mostra ainda que a fome tem cor e gênero: a segurança alimentar está em mais da metade (53,2%) dos domicílios onde a pessoa de referência se autodeclara branca. E cai para 35% naqueles , com responsáveis de raça/cor preta ou parda, classificação usada pelo IBGE. De 2020 a 2022, “a fome saltou de 10,4% para 18,1% entre os lares comandados por pretos e pardos”. Nas casas com homens como responsáveis, são 11,9% (ante 7% na pesquisa anterior). Nos domicílios com mulheres, 19,3% (11,2%).

Trabalho e renda

Os dados apenas confirmam que a fome é uma questão de renda. Quase desaparece nos domicílios com renda superior a um salário mínimo por pessoa. Uma questão diretamente relacionada ao trabalho: a fome cresce nos domicílios em que a pessoa responsável está desempregada (36,1%), trabalha na agricultura familiar (22,4%) ou tem emprego informal (21,1%). Além disso, falta água para beber e para cozinhar, o que contribui para a insegurança alimentar: “Onde falta água, também falta alimento”.

Fonte: Rede Brasil Atual



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES