Fonoaudióloga dá dicas para os funcionários da Rede MN sobre os cuidados com a voz

Aretusa Silveira conversou com os colaboradores e esclareceu dúvidas

A fonoaudióloga Aretusa Silveira | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitos profissionais da comunicação, a voz é um instrumento de trabalho. A fonoaudióloga Aretusa Silveira ministrou esta tarde uma palestra sobre o uso adequado da voz para colaboradores da Rede Meio Norte, e falou sobre que cuidados se deve ter com essa ferramenta.

?Não só para comunicadores, a voz também é uma ferramenta para advogados, atores e até feirantes? disse Aretusa. A fonoaudióloga falou sobre todos os fatores que influenciam a voz e a qualidade da dicção, como postura e movimentos da face, e deu dicas valiosas de respiração e entonação.

Entre tantos conselhos, a palestrante também falou sobre o que se deve e o que não se deve fazer. Na lista das proibições, ela citou, por exemplo, falar alto, beber gelado, fumar e consumir bebidas alcoólicas, atitudes que danificam a qualidade vocal.

Já nas atitudes positivas, Aretusa aconselhou beber muita água, comer frutas, principalmente a maçã, articular bem as palavras e limitar o uso da voz quando doente. ?Infelizmente, as pessoas só decidem dar atenção a estes cuidados quando acontece alguma coisa, quando se deparam com uma patologia da voz?, alertou a fonoaudióloga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES