Fornos clandestinos de carvão são destruídos e multa é de R$ 30 mil

Fornos clandestinos de carvão localizados em Regeneração.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, no Povoado Morro Branco, zona rural do município de Regeneração, na região centro-norte do estado, resultou na destruição de seis fornos de carvão e na aplicação de multa de R$ 30 mil aos infratores. A ação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

“A operação foi desencadeada depois que foi constatada a existência de diversos fornos que estavam operando sem licença ambiental e utilizando lenha de forma clandestina. Foram apreendidos aproximadamente 350 sacos de carvão, o que daria para completar uma carreta. Quatro pessoas foram autuadas e multadas. Todo o material foi apreendido e doado para a Prefeitura de Regeneração e para a Igreja Católica daquele município”, explica o gerente de Fiscalização da Semar, Renato Nogueira.

Os fornos não podem ser licenciados porque os proprietários não fazem uso do solo onde está sendo retirado a madeira. “Para a construção de um forno desse é preciso primeiro que a pessoa tenha a posse ou seja dono da propriedade, que ele apresente um projeto de desmatamento e plantio para somente depois ele apresente processo de licenciamento dos fornos. Não é só chegar no local, derrubar a madeira, fazer o carvão, ensacar e vender. É uma fonte de renda fácil, mas é ilegal”, acrescenta Nogueira.

“Nosso papel é proteger o meio ambiente e controlar as ações que estão sendo desencadeadas, sejam elas de caça predatória, de uso irregular dos recursos hídricos ou de derrubada ilegal de madeira e produção de carvão. A Semar está realizando um levantamento que vai determinar novas operações de fiscalização de fornos clandestinos no Piauí, a exemplo da que ocorreu em Regeneração”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES