Fortaleza amplia vacinação contra a gripe para todos os públicos

Todas as pessoas acima dos seis meses podem tomar o imunizante contra a Influenza.

Fortaleza amplia vacinação contra a gripe para todos os públicos | Igo Estrela/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Fortaleza, capital do Ceará, ampliou nesta segunda-feira (15), a vacina contra a Influenza para aplicação em todos os públicos, a partir de seis meses, nos postos de saúde da capital. A imunização vai ocorrer, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Já nos fins de semana e feriados, o atendimento será nos postos de plantão, das 8h às 16h30. 

Segundo o balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até a última quinta-feira (11), cerca de 188.396 doses foram aplicadas nos públicos-alvo da campanha. Em 2022, a campanha na capital teve início em 2 de abril, contemplando, inicialmente, grupos prioritários, com 80,3% do público-alvo vacinado, equivalente a 591.189 doses. 

“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

Com o avanço da imunização desses grupos, a vacinação foi ampliada, conforme orientação do Ministério da Saúde, em 27 de junho, para a população em geral. Para ter direito à imunização, o usuário deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. 

O Ministério da Saúde destacou ainda a importância da vacinação contra a gripe, pois ela ajuda a reduzir a disseminação da doença, especialmente em pessoas com condições de saúde delicadas e idosos, prevenindo hospitalizações e óbitos, além de aliviar a pressão sobre os serviços de saúde. Até o final de abril, no mínimo 253 mortes por gripe foram registradas no Brasil.

Esse é um dos imunobiológicos mais importantes disponíveis para prevenir doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, e é formulado para proteger contra os tipos mais comuns de vírus (A, dos tipos H1N1 e H3N2; e B) que circulam a cada temporada. Antes, o imunizante estava disponível para grupos prioritários. Até agora, cerca de 188.396 doses foram aplicadas nos públicos-alvo da campanha.

VEJA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES