Fortaleza registra 263 atropelamentos por mês, diz levantamento da Autarquia Municipal

Os resultados da falta de atenção e do desrespeito à legislação chegam ao IJF todos os dias no Ceará

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tr?nsito n?o ? feito apenas por ve?culos e condutores. Um outro elemento dessa cadeia s?o os pedestres, que n?o podem se eximir das leis que regem a mobilidade nas grandes cidades. Em Fortaleza, eles s?o uma das principais v?timas de acidentes. Somente nos dois primeiros meses deste ano, 470 pessoas deram entrada no Instituto Dr. Jos? Frota (IJF) v?timas de atropelamento. No ano passado, 100 pedestres morreram em acidentes.

Os n?meros da Autarquia Municipal de Tr?nsito, Servi?os P?blicos e Cidadania (AMC), no entanto, s?o bem maiores. Somente nos tr?s primeiros deste ano, 1.845 pessoas foram feridas em atropelamentos, dos quais 1.557 somente por n?o atravessarem na faixa.

A pressa do dia-a-dia n?o ? desculpa para os pedestres burlarem a lei de tr?nsito e colocarem suas vidas em risco. Os resultados da falta de aten??o e do desrespeito ? legisla??o chegam ao IJF todos os dias.

As estat?sticas da unidade mostram que os atropelamentos continuam acontecendo em grande n?mero, o que denota um comportamento de risco no tr?nsito. Os ?rg?os de tr?nsito j? colocam os pedestres no topo do ranking de acidentes.

Alerta

Depois dos motociclistas, eles s?o as principais v?timas. No ano passado, 3.002 pessoas chegaram ? unidade de sa?de v?timas de atropelamento. Em 2006, esse n?mero foi um pouco maior: 3.309. Mas a diminui??o n?o foi significativa a ponto de implicar na mudan?a direta de comportamento das pessoas.

Como observa a chefe da Divis?o de Educa??o da AMC, Sheyla Fontenele, o problema da travessia na faixa de pedestres ? um dos grandes vil?es do tr?nsito. ??s vezes, a faixa est? a um ou dois metros da pessoa, mas ela prefere atravessar fora da faixa?, alerta.

Al?m da travessia fora da faixa, explica a chefe da Divis?o de Educa??o da Autarquia Municipal de Tr?nsito, os pedestres cometem infra?es ao se lan?ar em situa?es de risco no tr?nsito e tamb?m ao usar o telefone celular enquanto cruzam as ruas e avenidas.

?O que vale para os condutores, como a proibi??o de usar o celular, vale para os pedestres tamb?m? adverte Sheyla Fontenele. Esse comportamento dos pedestres pode ser mudado com pouco, comenta a t?cnica, basta atender aos apelos da educa??o no tr?nsito.

Como forma de educar e garantir a seguran?a da travessia dos pedestres, a AMC, desde 2002, realiza o projeto ?Travessia Cidad?. Inspirado em programas de tr?nsito de pa?ses da Europa e tamb?m dos Estados Unidos, a iniciativa foi adaptada para a realidade cearense e vem sendo aplicada em escolas p?blicas, privadas e outras institui?es p?blicas.

A 31 ? turma do projeto est? sendo formada esta semana. Quinze pessoas est?o sendo treinadas para serem monitores de travessia em faixas de pedestres dispostas em frente a escolas e empresas. O projeto j? formou 380 monitores que atuam em 89 institui?es na Capital cearense.

Os monitores recebem dos t?cnicos da Autarquia de Tr?nsito e Cidadania li?es pr?ticas e te?ricas e ao final do curso t?m ? disposi??o um kit com bon?, colete e sinalizador como ferramentas para orientar a travessia segura. Eles passam a ser orientadores da travessias em v?rios pontos da cidade.

A AMC mant?m ainda outros 21 projetos de educa??o no tr?nsito em Fortaleza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES