Fortaleza, São Luís e Recife têm mais mortes que nascimentos

A queda da diferença entre a quantidade de nascimentos e de óbitos era uma tendência em todo o Brasil. Com a pandemia, a situação se acentuou

Número de mortes supera o de nascidos em nove capitais brasileiras | Thiago Gadelha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos nove capitais brasileiras registraram, no mês de abril, mais mortes que nascimentos. No Nordeste, tiveram um comportamento similar Fortaleza, São Luís e Recife. Os dados são  do Portal da Transparência do Registro Civil.

A queda da diferença entre a quantidade de nascimentos e de óbitos era uma tendência em todo o Brasil. Com a pandemia, a situação se acentuou. Esse fenômeno, como explica  Julio Racchumi, pós-doutor em demografia e professor do Departamento de Estudos Interdisciplinares da Universidade Federal do Ceará (UFC),  só era esperado para daqui 30 anos.  

Número de mortes já supera o de nascimento em nove estados brasileiros ( Bruno Kelly) 

Em Fortaleza, no Ceará, é o segundo mês que o número de mortes supera o de nascidos. Foram registradas 3.108 mortes e 2.655 nascimentos em cartórios no mês de abril. Em março, o cenário foi semelhante:  foram registrados 3.421 óbitos e 2.473 nascimentos. É o quarto mês, desde o início da pandemia, em que o número de nascimentos foi menor que o de mortes.  

O Estado de São Paulo registrou também o primeiro mês com maior número de mortes do que de nascidos em seu território desde o início da série histórica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES