Fortaleza vai ter 2.008 mudas na Festa da Árvore

Talvez por isso ela seja, este ano, a espécie homenageada pela Sumace

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Da nossa caatinga, a sabi? ? uma ?rvore frondosa, com at? sete metros de altura. Tem flores e sementes pequenas e prefere solos profundos. Pode ser utilizada na medicina caseira e paisagismo. Mas, no Nordeste, sua principal finalidade ? a econ?mica: o fornecimento de madeira.

Talvez por isso ela seja, este ano, a esp?cie homenageada pela Superintend?ncia Estadual do Meio Ambiente (Semace) na Festa Anual das ?rvores, que come?a hoje com atividades na Capital e no Interior.

Festa em Duplicidade

A data ? festejada duas vezes ao ano no Brasil. No Norte e Nordeste, as comemora?es acontecem agora, na ?ltima semana de mar?o. Enquanto, nas regi?es Centro-Oeste, Sudeste e Sul, come?am a partir do dia 21 de setembro.

Assim dividiu o decreto assinado em 1965, pelo ent?o presidente Castelo Branco, considerando as diferen?as fisiogr?fico-clim?ticas brasileiras.

Entretanto, independentemente do per?odo, especialistas defendem e alertam: essas datas comemorativas s?o apenas um convite a a?es de conscientiza??o, que devem ser di?rias, permanentes.

Nessa perspectiva, ?rg?os de prote??o ao meio ambiente - como Semace, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov?veis (Ibama) - realizar?o, ao longo dessa semana, programa?es especiais em homenagem ?s ?rvores, com direito ? distribui??o de mudas, arboriza??o de pra?as, rodas de conversa, exposi??o em pain?is e abra?os simb?licos. A Festa Anual das ?rvores, em Fortaleza, vai divulgar o tema ?Arborizar para Desaquecer?, e come?a logo mais, ?s 15 horas, com distribui??o de mudas (frut?feras) ?s parturientes em alta da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). E prossegue at? a pr?xima segunda-feira. At? l?, ser?o plantadas 2.008 mudas de ?rvores em pontos estrat?gicos da Capital. De acordo com o ambientalista Samuel Braga, chefe de Educa??o Ambiental da Semam, esp?cies diferentes foram escolhidas para o plantio nas avenidas e pra?as, como oiti, pau-d?arco (ip?) e pau-brasil.

Essa defini??o das esp?cies ? importante, segundo o paisagista Ricardo Marinho, porque n?o ? qualquer ?rvore que pode ser plantada em lugares p?blicos: ?Antes de se escolher as esp?cies, de pequeno, m?dio ou grande porte, ? preciso considerar alguns aspectos do local, como a fia??o el?trica, os encanamentos, o tipo de cal?amento, a quantidade de postes de ilumina??o, o espa?o dispon?vel, os equipamentos urbanos encontrados, a largura da cal?ada e o recuo predial?.

Hibiscos, flamboyants, espirradeiras, quaresmeiras, oitis, sete-copas, sibipirunas, jacarand?s e ip?-roxos e amarelos s?o alguns dos arbustos e ?rvores comumente encontrados nas ruas, avenidas e parques das cidades brasileiras, mas nem todas s?o nativas.

A meta da Semam ? plantar as 2.008 mudas de ?rvores no Morro de Santiago, na Barra do Cear?; Escola Godofredo de Castro, na Praia do Futuro; entorno da Lagoa do Porangabussu; Parque Rachel de Queiroz; ao longo das avenidas Jos? Lima Verde, Aguanambi, Godofredo Maciel e Carneiro Cunha, e nas pra?as Vereador Jos? Barros e Cl?vis Bevilacqua.

O objetivo, ressalta Samuel Braga, ? mostrar aos fortalezenses que as ?rvores s?o elementos fundamentais para garantir a redu??o do aquecimento global e que s?o in?meros os benef?cios da arboriza??o, como melhoria na regularidade do clima, redu??o da polui??o atmosf?rica e da velocidade dos ventos, melhoria das condi?es do solo, aumento da diversidade e quantidade da fauna, op?es de recrea??o e lazer em parques, pra?as, jardins etc.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES