Forte chuva com ventos arrasta carros e alaga ruas em Teresina; veja vídeos

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força das águas. A previsão para o Piauí é de mais chuvas.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chuva com fortes ventos registrada na noite deste sábado (11), em Teresina, provocou diversos estragos, como várias avenidas alagadas e carros arrastados. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força das águas. Na zona Sul, imagens do bairro Promorar e Vamos Ver o Sol completamente alagadas chama atenção. Na zona Leste também há registro de ruas inundadas e veículos atingidos pelas águas.

Assista!

A previsão para o Piauí é de mais chuvas. Pelo menos 163 municípios do Piauí devem registrar volumes acima de 20 mm por hora entre este sábado (11) e domingo (12), segundo aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão emitiu, na manhã deste sábado, alerta com grau de severidade Perigo Potencial (amarelo), que deve durar pelo menos até a manhã de domingo.

Segundo o aviso, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) em municípios das regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e parte do Sudoeste piauiense. Apesar da intensidade, o INMET informa que é baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET informou nesta semana que a partir deste sábado (11) até, pelo menos, a sexta-feira (17), a previsão indica uma tendência de período mais úmido e com chuvas intensas e melhor distribuídas no Nordeste do Brasil, principalmente, no centro-norte da região, incluindo o Piauí. 

"A configuração dos ventos em altos níveis da atmosfera, com a presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ou de um Cavado sobre o Nordeste, não está favorecendo a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nos próximos dias, tal configuração mudará e, com isso, a ZCIT começará a atuar mais ao sul, atingindo a região semiárida e posicionada próximo à climatologia (média histórica).", informou o INMET.

"Entre os dias 15 e 16, a ZCIT poderá ficar mais ativa sobre grande parte da região, desde o litoral até o semiárido. Com isso, haverá a formação de instabilidades, aumento de nuvens convectivas do tipo Cumulonimbus (nuvens de tempestade) e, consequentemente, a ocorrência de chuvas torrenciais, acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas/raios e volumes que, pontualmente, podem ultrapassar 100 milímetros (mm) em 24h.", acrescentou o informativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES