Fortes chuvas deixam 501 pessoas desalojadas e dois mortos no Recife

Cidade foi a mais atingida do estado pelas chuvas, que começaram a cair na segunda-feira (21). Alerta para esta quarta-feira (23) é de precipitação moderada, segundo Apac.

chuva | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Camaragibe, no Grande Recife, foi a mais afetada pelas fortes chuvas que atingiram Pernambuco desde a segunda-feira (21), segundo a Secretaria Executiva de Defesa Civil do estado (Codecipe). O balanço divulgado nesta quarta-feira (23) aponta que 501 pessoas ficaram desalojadas na cidade, que também registrou duas mortes.

Nos últimos dias, foram registrados deslizamento de barreiras e pessoas ilhadas. Escolas e universidades suspenderam as atividades na terça-feira (22).

Limpeza na comunidade Japão, em Aldeia de Baixo, em Camaragibe - Foto: Reprodução

Os falecimentos registrados na cidade foram os do jovem Felipe Salvador Dias, de 16 anos, que foi arrastado para um canal no Centro; e do catador de recicláveis Nivaldo Pedro Salviano da Silva, que morreu soterrado após um deslizamento de barreira no bairro de Céu Azul.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertou, no final da terça-feira (22), para a continuidade das chuvas no Grande Recife e na Zona da Mata Sul, mas apontou que haveria diminuição da intensidade. O aviso é válido até o meio-dia desta quarta.

A prefeitura de Camaragibe informou que fez o cadastramento das famílias desalojadas para prestar auxílio de maneira emergencial, com entrega de cestas básicas e refeições prontas. Para esta quarta-feira (23), o município previu a distribuição de colchões e alimentação e informou que deve auxiliar na mudança de quem precisar deixar o imóvel.

"As áreas mais afetadas da cidade foram a comunidade de São Paulo e a da Beira Rio, em Aldeia de Baixo. Com a elevação das águas do rio, aproximadamente 213 famílias nessas comunidades foram atingidas pelas águas e precisaram ser realocadas para casas de parentes e vizinhos", relatou o secretário-chefe de gabinete de Camaragibe, Anderson Neves.

Barreira deslizou e atingiu casebre em Camaragibe 

Ainda segundo o secretário, a Defesa Civil municipal deve vistoriar, nesta quarta, a região onde houve o deslizamento de terra que resultou na morte de Nivaldo da Silva. "Vamos mapear a área, colocar lona nos locais de riscos e orientar as pessoas", declarou Neves.

O estado apontou que, mesmo com a diminuição das chuvas, continua acompanhando e monitorando a situação junto às cidades. Além de Camaragibe, houve registro de alagamentos e transtornos em outras cidades, como no Recife e em São Lourenço da Mata.

A Codecipe também orientou que as pessoas evitem áreas alagadas, banhos de rios e córregos, e que os moradores de morros e encostas continuem atentos e deixem imediatamente o local em caso de movimentações de terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES