Fórum Ibero Americano conta com mais de 400 inscritos e lota auditório da OAB

São 12 conferência, 8 mini-cursos e sete conferencistas internacionais, de universidades consagradas no campo do Direito

Fórum Ibero Americano de Direito | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O I Fórum Ibero Americano de Direito, que acontece na sede da OAB, de 11 até esta sexta-feira (13), já conta com mais de 400 inscritos entre estudantes e profissionais. O evento possui uma mega estrutura, com conferências, palestras, mini-cursos, uma feira de negócios jurídicos, espaço para artes, praça de alimentação e muito mais. São 12 conferência, 8 mini-cursos e sete conferencistas internacionais, de universidades consagradas no campo do Direito, como Salamanca, Saragoza, Barcelona, na Espanha, e de Coimbra, Portugal. Além de professores doutores da UFPI, UFPI, membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e muitos outros.

?As expectativas para o Fórum são muito boas. A palestra de ontem do doutor João Maurício Aldeodato incentivou a procura dos livros de sua autoria como A Retórica Constitucional e Filosofia do Direito. Os alunos e profissionais realmente investem na leitura e esse curso de Direito exige muito conhecimento. É muito importante o profissional dessa área ter uma biblioteca em sua casa.?, afirmou o vendedor e auxiliar de escritório Jeferson Laércio, da Livraria Universitária.

O evento foi aberto na noite desta quarta-feira (11), na sede da OAB-PI, com a presença de muitas autoridades, de toda a diretoria e Conselho da Ordem, estudantes, advogados, além de conferencistas de universidades brasileiras e européias.

A abertura oficial foi dada pelo presidente da Ordem, José Norberto Campelo, que ressaltou a grandeza do evento. ?Fórum que honra a todos nós com palestras tão brilhantes. Quero agradecer aos ilustres palestrantes, aos nosso patrocinadores e todos que fizeram este evento acontecer hoje?.

A mesa de honra foi composta, além do presidente da OAB, pelo desembargador e presidente do TJ-PI, Raimundo Nonato da Costa Alencar; pelo conselheiro federal da OAB-PI, Marcus Vinicius Furtado Coelho, representando o presidente do Conselho Federal, Cezar Britto; Manuel Arrey Oliver, cônsul da Espanha no Piauí; Éfren Paulo, prof. dr. da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e diretor do evento; João Batista Freitas, representando o Governador do Estado, Wellington Dias; o reitor da UFPI, Luiz dos Santos Júnior; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Arnaldo Boson; José Santos Chaves; o Prof. Dr. da Universidade de Pernambuco, João Maurício Adeodato; o Prof. Dr. da Universidade de Salamanca, Lorenzo Vadell; o Prof. Dr. catedrático da Universidade de Coimbra, António Pinto Monteiro; o coordenador do curso de Direto da FAP, Marcelo Leandro Pereira Lopes e por fim Jairo Cavalcante, representando o Sebrae.

Logo no início foram proclamados os hinos das três nações envolvidas no evento, Portugal, Espanha e Brasil. Seguidos das falas de Éfren Paulo, reitor Luiz Júnior e Marcus Vinícius, que em seu discurso falou em nome de Cezar Britto, presidente do Conselho Federal da OAB, que não pôde estar presente, mas que transmitiu o desejo de êxito para o evento, afirmando que o Piauí pode sim, fazer eventos como este. Ao final de seu discurso o conselheiro fez uma brincadeira ao se referir ao slogan da campanha eleitoral de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ?Yes! We Can?.

A Escola de Música Adalgiza Paiva também abrilhantou o evento mesclando músicas regionais dos três países. A inovação foi um sanfoneiro de apenas 6 anos no grupo, que encantou pelo talento.

O evento foi fechado pela conferência de abertura proferida pelo Prof. João Maurício Adeodato, que falou sobre o tema central do fórum ?As promessas não cumpridas de 1789. Liberdade, Igualdade e Fraternidade?.

Na manhã desta quinta-feira, a palestra que abriu o dia foi o ?Salvacionismo constitucional: o intento de constitucionalizar o todo?, proferida pelo Prof. Dr. em Direito pela UFPE, Raymundo Juliano Feitosa. Em seguida, foi a vez do Prof. Dr. Jordi Gracia Viña, da Universidade de Barcelona, Espanha, com o tema ?O Direito social comunitário no século XX e as perspectivas do acordo do tratado da União Europeia?.

O I Fórum Ibero-Americano de Direito tem realização da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Secção Piauí; organização: Radical Produções;apoio da Advocacia Geral da União (AGU), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI); instituições envolvidas: Universidade de Salamanca, Universidade de Barcelona e Universidade de Saragoza, na Espanha, Universidade Coimbra, em Portugal, Universidade Federal do Piauí ? UFPI, Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE e Núcleo de Pesquisa e Estudos da Justiça ? NUPEJ. Apoio: Ministério da Justiça, Sebrae Piauí e FAP. www.fiad.com.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES