Fórum reúne 70 coordenadores de Pontos de Cultura piauienses

O encontro aconteceu na Obra Kolping

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes de 70 Pontos de Cultura – dos 80 distribuídos pelo Piauí – participaram, no sábado (23) e domingo (24), do Fórum Estadual de Pontos de Cultura. O encontro aconteceu na Obra Kolping, zona Sudeste de Teresina, e é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura, através do Programa Cultura Viva.

“No Fórum tiramos uma Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, bem como elegemos aqueles que vão representar o Piauí no Conselho Nacional e na teia nacional, que acontece em novembro, na Bahia”, explica o coordenador estadual do Programa Cultura Viva, Roberto Sabóia.

O representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Lúcio Rodrigues, abriu as discussões. “Estamos vivendo um momento especial. O Piauí está realizando seu Fórum Estadual para eleger os delegados que irão participar da teia nacional. Vamos ampliar o número de participantes nesse grande evento, que deve reunir mais de 5 mil pessoas de todo o país. O Estado do Piauí está inovando na cultura, com pessoas comprometidas. É muito bom poder acompanhar esse desenvolvimento”, diz Lúcio Rodrigues.

Ele cita ainda a diversidade cultural explorada em cada Ponto de Cultura do Estado e diz que essas riquezas devem ser destaque no Circuito Cultura Viva. O encontro também é uma de fortalecer a Rede Estadual dos Pontos de Cultura, ao permitir a troca de experiências entre os coordenadores presentes. A discussão sobre regimento interno e prestação de contas também estavam entre os temas abordados.

O coordenanador do Ponto de Cultura Culturart, de São Raimundo Nonato, Agnaldo Ribeiro, estava entre os participantes do Fórum. “O Ponto existe desde 2009, mas o grupo já atuava com atividades de música, teatro e cultura popular. Com os recursos federais, ampliamos as atividades. Estamos atendendo cerca de 400 crianças e adolescentes de 6 aos 18 anos. O resultado vem sendo muito satisfatório”, justifica.

Agnaldo fala ainda da importância em participar do Fórum. “Aqui definimos as políticas culturais dos próximos dois anos, como também fortalecemos a rede e unimos os grupos. É bom saber o que cada um está fazendo no Estado”, diz.

O diretor administrativo da Secretaria Estadual de Cultura, Alaim Sansão, representou o secretário Fábio Novo durante o evento. Ele ressaltou a importância do programa para a Secult e as ações que vem sendo feitas para dar continuidade às ações. Ainda no ano passado, a Secult iniciou um mapeamento dos Pontos de Cultura do Estado. O objetivo é dar todo o suporte técnico necessário para garantir a prestação de contas e, assim, garantir o repasse de recursos federais para os Pontos, que desenvolvem atividades em todo o Estado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES