Riscos: Fóruns do Maranhão não dão segurança a juízes

Acesso aos fóruns e a suas instalações físicas é uma das principais queixas dos juízes de Timon.

Ilustração. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O trabalho dos juízes que atuam na área criminal precisa de atenção especial com a segurança. Da mesma forma, deveria acontecer com os fóruns e suas instalações físicas. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça do Maranhão criou uma Diretoria de Segurança Institucional para avaliar a situação em que se encontram os fóruns do Estado.

Por isso, a equipe responsável por essa avaliação esteve em Timon nesta semana e se reuniu com os juízes das varas criminais. Segundo o juiz Josemilton Silva, um dos problemas em relação à segurança institucional é o acesso ao fórum. ?Para que a magistratura possa cumprir a sua função com independência, é necessário o mínimo de segurança?, declara o juiz.

Em oito anos de magistratura, o juiz Josemilton chegou a ser ameaçado. ?Não sei se aquilo foi um impulso no ato em que recebeu a condenação, mas qualquer tipo de ameaça deve ser visto com atenção?, afirma o juiz.

Atualmente, o fórum de Timon possui um segurança armado logo na entrada, além de policial militar que dá cobertura à 5ª e 6ª varas. Segundo Josemilton Silva, os casos que oferecem maior risco para os magistrados são aqueles que envolvem quadrilhas e tráfico. ?Geralmente eles fazem parte do crime organizado, então a gente determina a prisão de um e ficam os outros?, declara o juiz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES