Fóssil cearense levado de maneira irregular para Alemanha é repatriado

Ubirajara havia sido descoberto na região do cariri na década de 1990 e depois levado de maneira irregular para a Alemanha

Avalie a matéria:
Fóssil cearense é repatriado após ser levado para Alemanha | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fóssil do dinossauro Ubirajara Jubatus foi recebido pela na manhã desta segunda-feira (12) no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ubirajara havia sido descoberto no município cearense de Santana do Cariri, na década de 1990.  O fóssil tinha sido retirado da região de maneira irregular e levado em 1995 para o Museu Estadual de História Natural da cidade de Karlsruhe, na Alemanha.

O Fóssil do dinossauro será levado agora para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, administrado pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Após análises feitas em laboratório foi constatado que Ubirajara Jubatus tem cerca de 110 milhões de anos, sendo assim o fóssil mais antigo encontrado na região.

Fóssil cearense é repatriado após ser levado para Alemanha / Foto - Reprodução

O dinossauro chegou a terras brasileiras no último dia 4 de junho, em um avião oficial do governo alemão. Logo na segunda-feira (05) o material foi analisado por representantes brasileiros e alemães. Julien Kimmig, curador de paleontologia do Museu de História Natural de Karlsruhe fez uma declaração sobre a maneira como o fóssil foi tratado pelos pesquisadores da Alemanha após ser retirado do Brasil.

"A história desse espécime e a forma como o assunto foi tratado após a sua publicação de sua descrição foram muito infelizes. Portanto, toda a nova equipe do departamento de geociências do museu está muito feliz, porque pudemos apoiar os esforços para o retorno do fóssil Ubirajara para o Brasil", destacou Kimmig.

Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação,  afirmou que a volta do fóssil para o país é um orgulho para o Brasil, e principalmente para as pessoas da região de onde o Ubirajara foi retirado.

"A repatriação do Ubirajara é um símbolo da cooperação e reconhecimento dos valores autônomos brasileiros, notadamente no geoparque Araripe", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES