Fóssil de dinossauro que foi contrabandeado para Alemanha retorna ao Brasil

O fóssil é datado do período Cretáceo, vivendo há cerca de 110 e 115 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, no interior do Ceará.

Fóssil de dinossauro que foi contrabandeado para Alemanha retorna ao Brasil | Raul Vasconcelos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, levado de forma irregular para a Alemanha no ano de 1995, foi devolvido ao Brasil e transportado para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF), neste domingo (4). De acordo com a Pasta, o material vai permanecer no local até o dia 12 de junho.

“O MCTI não poupou esforços para viabilizar o retorno do Ubirajara. Entretanto, sem a mobilização da comunidade científica brasileira, não seríamos bem-sucedidos. O governo alemão foi sensível ao nosso pleito e, todos juntos, alcançamos essa vitória", disse o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.

Nesta segunda-feira (05), foram abertas as caixas para a conferência do material por representantes do MCTI, Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da Alemanha no Brasil e Universidade Regional do Cariri (URCA). Na próxima segunda-feira (12), haverá uma cerimônia de entrega para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, na cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará. 

“Simboliza uma nova fase no jeito de fazer ciência com respeito às legislações nacionais e aos direitos das sociedades”, frisou o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allyson Pinheiro.

Ele ainda destacou a cooperação entre os países, que atendeu à solicitação de repatriação feita pelo governo brasileiro, e o envio do fóssil para o Cariri, de onde foi retirado. 

A ida do fóssil Ubirajara jubatus para a Alemanha foi questionada por anos pela comunidade científica brasileira, que trata como uma possível exportação ilegal de peças coletadas no Brasil. Em dezembro de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) iniciou um procedimento para investigar a saída do fóssil.

O fóssil é datado do período Cretáceo, vivendo há cerca de 110 e 115 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, no interior do Ceará. Ele se tornou o mais antigo da Bacia do Araripe, considerada um "ancestral" das aves. O holótipo é uma peça única que serviu de base para a descrição da espécie.

O material é do tamanho de uma galinha e revestido por penas está em duas placas (positiva e negativa) medindo uma placa 47 cm x 46 cm x 4 cm, pesando cerca de 11,5 kg. E a segunda placa mede 47 cm x 46 cm x 3 cm, com peso aproximado de 8,0 kg.

VEJA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES