Fóssil humano de quase 12 mil anos é encontrado por pesquisadores em Goiás

O esqueleto foi encontrado a uma profundidade de dois metros, próximo a outros objetos históricos como dez crânios com mais de um século.

Fóssil humano de quase 12 mil anos é encontrado por pesquisadores em Goiás | Reprodução/TV Anhanguera
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores fizeram uma descoberta significativa ao encontrarem um fóssil humano com aproximadamente 12 mil anos, que pode representar um dos primeiros habitantes do cerrado goiano. A descoberta ocorreu em um sítio arqueológico localizado em Serranópolis, sudoeste de Goiás.

O esqueleto foi encontrado a uma profundidade de dois metros, em proximidade com outros objetos históricos, como dez crânios com mais de um século de idade e vestígios de carvão. Julio Cezar Rubin de Rubin, um dos coordenadores da pesquisa, revelou a importância dessa descoberta para o estudo da história e ocupação humana na região do cerrado goiano.

Crânios milenares em Serranópolis, Goiás (Foto: Reprodução/Acervo Projeto Serranópolis)Os primeiros vestígios do esqueleto foram descobertos em outubro de 2022, mas a escavação e a recuperação dos restos mortais ocorreram cerca de cinco meses depois, em março deste ano. A pesquisa arqueológica e o processo de escavação foram iniciados em dezembro de 2021, envolvendo a colaboração de mais de 20 profissionais de oito instituições nacionais e internacionais. Além disso, a Polícia Federal (PF) prestou apoio às atividades. A participação conjunta desses especialistas e a cooperação com as autoridades policiais demonstram o caráter multidisciplinar e a relevância científica dessa descoberta arqueológica.

“Já havíamos encontrado carvão e um artefato lítico perto do pé desse indivíduo. Há uma cronologia de entre 11.900 e 11.700 anos antes do presente. Ele pode ser mais novo, pois pode estar dentro de uma cova, tinha carvão embaixo dele também. Só a continuidade da pesquisa é que vai definir isso”, explicou.

Se a idade do fóssil for comprovada, os restos mortais humanos poderão ser considerados os mais antigos já encontrados na região centro-oeste do Brasil, o que os colocaria em uma faixa temporal semelhante a outros objetos descobertos nas décadas de 1970 a 1990. No entanto, o pesquisador ressalta que a datação não é o elemento mais relevante dessa descoberta.

Embora a antiguidade do fóssil seja um aspecto importante para compreender a ocupação humana na região, o estudo desses restos mortais e dos artefatos associados pode fornecer insights valiosos sobre a cultura, o modo de vida e a história dos primeiros habitantes do cerrado goiano. O contexto arqueológico e a análise detalhada desses materiais são cruciais para uma compreensão abrangente e significativa desse achado.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES