Fotógrafa cria álbum sensorial para casal de deficientes visuais

O texto em braile de maneira geral descreve detalhes imperceptíveis

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O hábito de ver fotografias para deficientes visuais não tem serventia nenhuma. A única solução é usar a descrição das fotos, mas aí já vira uma espécie de narrativa e não uma imagem, só quem levaria o mérito é quem descreveu e não quem tirou a foto. Esse foi o problema que uma fotógrafa gaúcha chamada Márcia Beal quis enfrentar.

A profissional que é especialista em fotografar bebês se viu chocada quando o casal Jorge e Carlise Vieira estavam a procura do seu trabalho, isso porque os dois são deficientes visuais. A emoção rapidamente tomou conta da fotógrafa, ao se dar conta de que eles simplesmente não poderiam fruir de seu trabalho – que aquele seria um registo para os outros, até mesmo para Natália no futuro, mas não para eles.

Comovida e determinada a oferecer algo mais para o casal, Márcia procurou uma dupla de artistas plásticos e com eles criou seu primeiro álbum em múltiplas dimensões, com texturas, textos em braile, impressão da foto em relevo para que pudesse ser sentida pela tato, materiais, tecidos e objetos utilizados na foto para também serem percebidos pelo toque, e até o cheirinho do bebê. O texto em braile de maneira geral descreve detalhes imperceptíveis, como a cor dos elementos na foto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES