França prende 9 por morte de professor que exibiu caricatura de Maomé

Ao todo, 9 pessoas foram detidas. Homem apontado como responsável por decapitar a vítima foi morto pela polícia.

Polícia isola área onde um professor foi decapitado em Conflans-Saint-Honorine, nos arredores de Paris, na sexta-feira (16) | Foto: Michel Euler/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia da França prendeu entre a noite desta sexta-feira (16) e a madrugada deste sábado (17) mais cinco suspeitos de participação no assassinato de um professor que mostrou caricaturas de Maomé a seus alunos. Assim, o número de detidos pelo crime subiu para nove. O homem apontado como o responsável por decapitar a vítima foi morto pela polícia.

Entre os novos presos estão dois pais de alunos do instituto onde o professor trabalhava. De acordo com a investigação, eles discutiram com o educador por causa da caricatura de Maomé exibida em sala de aula.

Também foram presas três pessoas próximas ao agressor e quatro familiares dele, incluindo um menor de idade.

Polícia isola área onde um professor foi decapitado em Conflans-Saint-Honorine, nos arredores de Paris, na sexta-feira (16) — Foto: Michel Euler/AP 

O caso aconteceu na sexta, por volta das 17h locais (12h de Brasília), perto da escola onde o professor lecionava em Conflans-Sainte-Honorine, uma pequena cidade 35 mil habitantes a 50 quilômetros de Paris.

Segundo fontes da polícia francesa, o homem que cometeu o crime era um russo de origem chechena de 18 anos. Os agentes afirmam que tentaram prendê-lo após o ataque, mas ele estava agressivo e, por isso, foi necessário abrir fogo e matá-lo.

'Terrorista'

O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou o local da ocorrência e a considerou um atentado terrorista islamista.

"Um de nossos compatriotas foi assassinado porque ele ensinava seus alunos sobre liberdade expressão, liberdade de crer ou de não crer", afirmou Macron. "Não é por acaso que foi um professor que esse terrorista matou. Porque ele queria matar a república nos seus valores, as luzes, a possibilidade de fazer nossas crianças cidadãs livres."

A Procuradoria Nacional Antiterrorista da França abriu uma investigação por "assassinato em conexão com uma empreitada terrorista" e "associação criminosa terrorista".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES