Fraudes são maiores vilãs de compras pela internet

De acordo com ela, é de fundamental importância se certificar se o site no qual a pessoa está fazendo compras é oficial.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É cada vez maior o número de pessoas que se utilizam da internet para realizar compras. A praticidade e a comodidade são fatores que contribuem para isso. Os aplicativos e muitas promoções também têm facilitado muito a vida das pessoas. Mas essa prática tem um ônus: as fraudes são os principais problemas enfrentados pelos consumidores da internet.

"A desvantagem é que existem muitas fraudes e é importante que o consumidor fique atento. Ele deve ver se é um site confiável,  se existe um estabelecimento físico, se tem telefone. É muito importante o consumidor ficar atento a esses pontos", diz a advogada e membro da Comissão do Direito dos Consumidores da OAB-PI, Hanna Brenda.

De acordo com ela, é de fundamental importância se certificar se o site no qual a pessoa está fazendo compras é oficial. Outro ponto também importante é o direito do arrependimento, que muita gente não sabe. "Você compra pelo site de aplicativo de alguma loja e você tem o prazo de sete dias para devolver o produto, sem justificativa alguma. Não precisa que o produto esteja com defeito para que seja devolvido. Esse direito do arrependimento vale somente para compras on-line ou por telefone", explica Hanna Brenda.

A advogada acrescenta que esse direito ao arrependimento só vale para compras feitas em sites brasileiros e, segundo o Código de Defesa do Consumidor, somente abrange os sites feitos em compras de sites brasileiros, que tenham o .com.br no final. Hoje, muita gente comprar em sites da China e dos Estados Unidos, por exemplo, mas esses sites não estão cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor e sim pelo site que a pessoa comprou, naquele país", enfatiza. 

No caso de o site impor algum tipo de empecilho para a devolução do produto, a advogada diz que o consumidor deve procurar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) ou advogado para ajuizar uma ação, para que o dinheiro do consumidor seja devolvido, bem como pleitear alguma indenização, por algum tipo de constrangimento, pelo qual o consumidor tenha passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES