Frente apresentará soluções contra as drogas

As audiências em Bom Jesus e Floriano debateram o problema nos cinco temas destacados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Frente Parlamentar de Políticas Púbicas Contra o Álcool e Outras Drogas encerrou na última sexta, nas cidades de Floriano e Bom Jesus, a série de nove audiências públicas em Teresina e no interior com o objetivo de traçar um perfil da problemática das drogas no Estado. A presidente do movimento, a deputada Rejane Dias, declarou que agora será concluído o relatório que trará um diagnóstico da situação atual, além de propostas de ação para governo e sociedade enfrentarem o problema.

Algumas das soluções que estarão contidas no relatório já estão em execução pelos governos do Estado e federal. ?Na primeira reunião trouxemos a secretária nacional de Políticas Públicas Contra as Drogas, Paulina Duarte, que ouviu a necessidade de criação de vagas para tratar dependentes e o trabalho em conjunto com as comunidades terapêuticas. Ela juntou nossas propostas ao Plano Nacional Contra as Drogas, que vai abrir aqui no Piauí centenas de vagas em hospitais públicos e comunidades terapêuticas, inclusive para mulheres, pois não existiam vagas para elas?, lembra Rejane.

As audiências em Bom Jesus e Floriano debateram o problema nos cinco temas destacados pela Frente Parlamentar: prevenção, tratamento, repressão, reinserção e legislação. A Frente já realizou audiências em Teresina para cada um destes temas, além de encontros nas cidades de Parnaíba e Picos. ?Temos material para fazermos o diagnóstico e, com as participações de profissionais e autoridades em cada tema tratado, vamos propor soluções para enfrentarmos o avanço deste mal que está aniquilando famílias e toda a sociedade?, completou a deputada.

Segundo ela, as audiências no interior serviram para constatar que o tráfico e consumo de drogas se expandiram para todo o Estado; verificar como estas localidades estão enfrentando o problema e quais ações poderiam auxiliar neste combate.

Em Floriano, por exemplo, há a Comunidade Terapêutica Peniel que atende 43 homens dependentes. O vice-presidente da comunidade, pastor Antonio Oliveira, informou que ainda este ano vai abrir o Lar de Betânia para atendimento à mulheres usuárias de drogas.E destacou a importância do tratamento na reinserção dos dependentes na sociedade, além do apoio do governo federal neste sentido. Já em Bom Jesus não há comunidades terapêuticas. Porém, o governo do Estado terá condições de levar um centro de tratamento para a região caso seja aplicado o plano nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES