Frente fria no país faz temperatura cair abaixo de zero; há risco de geada

Segundo dados do INMET, até as 8h desta quinta, as seis cidades dos três estados da região registram as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 5°C.

Frio intenso atinge sul do Brasil, com a chegada de uma massa de ar polar | Reprodução/ Site radioplanetario.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma frente fria que chega à região sul do Brasil fez as temperaturas caírem abaixo de zero. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até as 8h desta quinta, seis cidades dos três estados da região registraram as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 5°C, nesta quinta-feira. 

A cidade de General Carneiro, no Paraná chegou a registrar a temperatura mínima de -1,1. Caçador, em Santa Catarina, registrou temperatura mínima de 0,9°C. Em São Mateus do Sul, no Paraná, foi registrada a mínima de 1,8°C, seguido de Bom Jardim da Serra (SC), onde os termômetros marcaram 2,6°C. Curitibanos (SC) e Inácio Martins (PR) ficaram próximos de 5°C, ao registrarem 4,2°C e 4,5°C, respectivamente. 

Na madrugada de quarta (10), a temperatura chegou a - 2,2°C, em  Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, pela medição do Epagri-Ciram.  

Alerta 

A previsão do INMET para a região é de geada em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (12). A temperatura mínima pode chegar a 3°C. Há risco leve de perda de plantações, segundo alertou o Instituto. Nos próximos dias espera-se uma queda de temperatura acentuada também sobre o Mato Grosso do Sul e em várias áreas dos estados do Sudeste.  

"Nesta sexta-feira (12), uma massa de ar frio, que atua na Região Sul do Brasil mantém a chance de geada nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao amanhecer, as temperaturas mínimas podem ficar em torno de 3°C nestas localidades (pontualmente, não se descartam valores ainda mais baixos)", informou o INMET.

A previsão para os próximos dias é de mais frio. Belo Horizonte poderá ter sucessivos recordes de baixa temperatura na sexta, sábado e domingo. A madrugada do sábado (13), poderá ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre, em Vitória e em Campo Grande, segundo o Climatempo. Já para Curitiba e São Paulo, o Climatempo informou que a maior chance de estabelecer um novo recorde de frio para 2023 será na madrugada do domingo, mesma previsão para Cuiabá. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES