Frente fria vai até o fim de semana e traz tempestades, diz boletim do Inmet

Primeiros dias do outono devem ter chuvas e baixas temperaturas no Sul e em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país

Frente fria vai até o fim de semana e traz tempestades, diz boletim do Inmet | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso sobre a iminente chegada de uma frente fria à região Sul do Brasil, prevendo sua persistência até o final de semana. Esta frente fria é esperada para trazer chuvas significativas, acompanhadas de uma queda nas temperaturas, à medida que avança pelo país durante os próximos dias. 

SETE ESTADOS EM ALERTA VERMELHO: Sete estados estão sob alerta vermelho de "grande perigo" devido à previsão de chuvas intensas nos próximos dias. Esses estados são: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Prevê-se que o sistema intensifique as chuvas, especialmente no Rio Grande do Sul, onde podem ser registrados acumulados de até 100 milímetros (mm) em áreas do sul do estado.

SUL DO PAÍS: No Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira (21), existe a possibilidade de ocorrerem temporais, com potencial para queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento atingindo até 80 km/h. Os temporais também são esperados para áreas de Santa Catarina e do Paraná. Já na sexta-feira (22), há previsão de fortes pancadas de chuva, com possibilidade de temporais localizados, em regiões das Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

AVANÇO DA FRENTE FRIA ATÉ SÁBADO: Até sábado (23), a progressão da frente fria pelo leste da região Sudeste pode resultar em volumes significativos de chuva. Prevê-se que a precipitação nessas áreas, incluindo o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, possa ultrapassar os 150 mm por dia, conforme indicado pelo Inmet. 

QUEDA NA TEMPERATURA: A partir desta quinta-feira (21), está previsto um significativo declínio nas temperaturas máximas na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na metade sul do Paraná. Espera-se que o frio se estenda até parte do Centro-Oeste ao longo da sexta-feira (22), abrangendo estados como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás, além de áreas da região Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais. 

No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira (22) começará com temperaturas bastante baixas, com mínimas podendo chegar a 4°C nas serras gaúcha e catarinense, havendo possibilidade de geada no outono. Por outro lado, na faixa leste das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas deverão permanecer mais amenas durante o fim de semana.

SÃO PAULO EM ALERTA: A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para um período de chuvas intensas que afetará todo o território paulista a partir desta quinta-feira (21). As precipitações fortes devem persistir até sábado (23), concentrando-se principalmente no leste do estado. Prevê-se também uma queda nas temperaturas a partir de sexta-feira (22). Rajadas de vento, que podem atingir até 88 km/h, e ressaca marítima ao longo de todo o litoral, com ondas chegando a até 3 metros, são esperadas até domingo (24). No Litoral Norte e Vale do Paraíba, os acumulados de chuva podem alcançar até 250 mm, enquanto na Baixada Santista podem atingir até 180 mm. No interior, as regiões mais afetadas devem ser Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, com previsão de acumulados de 70 mm.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES