“Fuga de corrente” aumenta valor da conta de energia e pode causar acidente

Quase sempre, a fuga tem caráter silencioso e se não for eliminada pode resultar num curto-circuito severo, bem como incêndio

“Fuga de corrente” aumenta valor da conta de energia e pode causar acidente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A “fuga de corrente” é como chamamos a energia que “escapa” de fios, condutores, carcaças de equipamentos, sempre por uma falha ou desgaste da isolação. Fazendo um paralelo com um cano de água, a corrente de fuga é comparada com um vazamento, e seus efeitos podem causar acidentes graves por choque elétrico e danos aos equipamentos e à instalação elétrica. Quase sempre, a fuga tem caráter silencioso e se não for eliminada pode resultar num curto-circuito severo, bem como incêndio.

Para evitar esse problema, a Equatorial Piauí destaca que uma das premissas básicas para se obter uma instalação elétrica segura é que seja realizado um projeto elétrico da construção/reforma, baseado na ABNT NBR 5410 - Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Segundo a pesquisa da ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, Raio X das Instalações Elétricas Brasileiras, realizada em 2017 com 1.000 imóveis residenciais, somente 29% da amostra afirmou possuir um projeto elétrico, sendo que em 25% dos casos, o próprio eletricista planejou e executou as obras e reformas elétricas.

Quase sempre, a fuga tem caráter silencioso e se não for eliminada pode resultar num curto-circuito severo, bem como incêndio - Foto: Reprodução/Internet

Como orientações para prevenção e eliminação da fuga de corrente, a Equatorial Piauí reforça, dentre outras: não utilizar fios desencapados ou mal dimensionados, não deixar a fiação exposta a agentes corrosivos, eliminar emendas malfeitas, não usar equipamentos com defeitos, manter o quadro de distribuição em boas condições de limpeza e organização, utilizar materiais elétricos de boa qualidade, evitar o uso contínuo de “T”/benjamim e sempre chamar um especialista técnico para projetar e executar reformas ou manutenções nas instalações.

“O ideal é que um profissional qualificado realize a manutenção preventiva das instalações elétricas a cada 5 anos. Caso haja suspeita de fuga de corrente, um teste simples que pode indicar vazamentos pode ser realizado da seguinte forma: desligue todos os aparelhos e luzes, retire da tomada tudo que for possível, verifique se seu medidor de energia elétrica continua registrando consumo, observando a alteração nos últimos números do display”, explica Suan Cantanhede, Engenheiro Eletricista. Após realizar os testes, caso se verifique alterações no medidor, o cliente deve buscar um profissional qualificado para analisar suas instalações e equipamentos.

“Um grande aliado para a segurança dos consumidores e das instalações é o Dispositivo Diferencial Residual (DR), que detecta até as menores fugas de corrente e desliga o trecho do circuito no qual foi instalado, evitando, inclusive, a ocorrência do choque elétrico. Outro item indispensável para garantir segurança e evitar os efeitos da fuga de corrente é o condutor de proteção, o fio terra”, complementa Suan Cantanhede.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES