FUNASA destinará 53 milhões para os municípios piauienses

O senador Ciro Nogueira (PP) conseguiu o recurso.

Os municípios piauienses serão beneficiados por ações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em obras de saneamento. O anúncio das ações foi feito nesta segunda-feira (18/12), pelo presidente da Funasa, Rodrigo Dias, e o senador Ciro Nogueira, em evento realizado no auditório da APPM.

Serão liberados recursos na ordem de R$ 50 milhões para 190 cidades piauienses, e realizada entrega de caminhões compactadores para melhoria das condições sanitárias dos município. O senador  Ciro Nogueira (PP) conseguiu o recurso junto ao presidente nacional da Funasa.

CRITÉRIOS USADOS PARA QUE OS MUNICÍPIOS FOSSEM BENEFICIADOS COM OS RECURSOS

A gente procurou atender praticamente todos os municípios piauienses, é lógico que 20 e poucos municípios ficaram de fora, mas nós estamos tentando conseguir mais recursos ainda para atendê-los e assim somar os 224. É um montante de recursos bastante significativo, lógico que essa situação de escassez de água não é um problema mais localizado como nós tínhamos somente no Sul do Piauí, hoje o Piauí inteiro está com problema de crise hídrica, nós temos que ir atrás de soluções. Antigamente nós falávamos de seca apenas para animais e produção agrícola, hoje é o abastecimento humano, as pessoas estão sofrendo e se nós não tomarmos uma providência urgente vai ocorrer um grande êxodo rural e muitas pessoas se deslocando para viver nas cidades.

MUNICÍPIOS QUE NÃO TEM O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

É um investimento que nós estamos tratando com o presidente da Funasa porque essa situação de saneamento básico é fundamental, para cada recurso que se investe em saneamento se economiza cinco a mais em saúde. Nós temos que levar o saneamento para cada município. Esse plano não é algo barato, hoje os municípios piauienses estão vivendo uma crise sem precedentes, estão lutando para pagar apenas a folha de pagamento e nós temos que trazer recursos também para formular esse plano de saneamento para que o Governo Federal leve o saneamento básico para os municípios do Estado.

CAMINHÕES COMPACTADORES PARA OS MUNICÍPIOS

Eles são para coleta de lixo, mais de 20 cidades vão ser atendidas, são recursos importantes para que essas cidades façam a coleta de lixo seletiva, nós temos que investir também para acabar com os lixões das cidades, então o Piauí tem muito o que fazer, esse ano nós conseguimos muitas transferências de recursos para as prefeituras municipais e o que mais me anima é que o país está voltando a crescer e nós vamos ter um volume de recurso ainda maior para transferir para os municípios piauienses.


Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com