Funcionários do Banco do Brasil fazem paralisação em todo o Piauí

O ato é contra o fechamento de unidades no estado, desligamento de trabalhadores, descomissionamento de funções e a extinção do cargo de caixa.

KJB | JNJK
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Funcionários do Banco do Brasil estão realizando nesta sexta-feira (29), a paralisação de suas atividades em todo o Piauí. O ato é contra o fechamento de unidades, desligamento de milhares de trabalhadores, descomissionamento de funções e a extinção do cargo de caixa. Diversos servidores se reuniram em frente a agência da Rua Álvaro Mendes, no Centro de Teresina, no início da tarde de hoje. 

O protesto foi aprovado com 94,29% em assembleia virtual com os funcionários realizada na última terça-feira (26). O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), Odaly Medeiros, ressaltou que o movimento é nacional, com a adesão dos outros estados. “Vamos mostrar para o Governo Federal que nós, enquanto trabalhadores do ramo financeiro, não aceitamos essas mudanças drásticas que geram grandes prejuízos. Devemos sempre lutar por melhorias na categoria e não vamos aceitar esse desmonte”, destacou Odaly.

Funcionários do Banco do Brasil paralisam as atividades no Piauí (Foto: João Henrique Vieira -SEEBF/PI) 

Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal,  o servidor e líder sindical Arimatea Passos, esclareceu que o ato é previsto para apenas 24 horas. “A greve de hoje é 24 horas, se conseguirmos abrir negociação. Não havendo essa perspectiva de negociação, aí sim conseguimos pensar em tempo indeterminado”, disse. Ele confirmou ainda pelo menos 5 mil demissões no Piauí. 

Arimateia lamentou sobre proposta de desmonte do BB e revelou quais agências estão previstas para fechar as portas no estado. “A agência da Universidade Federal do Piauí e a que fica na avenida Frei Serafim, chamada de Cidade de Verde. As agências do interior são de Amarante e de Buriti dos Lopes”, completou. 

De acordo com o diretor do SEEBF/PI, Antônio Machado, a luta neste momento é em defesa de um Banco do Brasil público, da sociedade brasileira, dos bancários e bancárias do BB. "A luta é contra o desmonte provocado pela reestruturação, que tem como finalidade em última instância a privatização do Banco", pontuou o diretor.

Programa de reestruturação

O Banco do Brasil (BB) informou no dia 11 de janeiro que vai fechar 361 unidades, sendo 112 agências, sete escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA). Além disso, foram aprovadas duas modalidades de desligamento incentivadas: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). Os planos também incluem a extinção da função de Caixa Executivo, revertendo os trabalhadores nessa função a escriturários.

De acordo com Oldaly Medeiros, a reestruturação traz diversos prejuízos aos funcionários e clientes. “A demissão de cinco mil trabalhadores vai precarizar o serviço do banco. Com a estrutura que ele oferece hoje, alguns clientes ficam duas horas nas filas. Caso haja diminuição das agências, vai piorar”, informou. 

Em comunicado oficial, Carlos José da Costa André, vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores do Banco do Brasil, a reorganização da rede de atendimento e a redução de funcionários objetivam a adequação da instituição ao novo perfil e comportamento dos clientes. O BB chegou a informar também que espera economizar R$ 353 milhões com o programa de reestruturação ao mercado e R$ 2,7 bilhões até 2025. Para o SEEBF/PI, a atualização do perfil é uma "maquiagem" para privatização.

“Nós vamos ter um prejuízo financeiro para esse setor do Banco em torno de 30% nos salários dos trabalhadores. Alguns trabalhadores serão deslocados até para o interior. A pessoa que tem aqui 20 ou 25 anos de BB, tem toda uma estrutura familiar. Vão afetar famílias e a estrutura financeira dessas pessoas para a manobra de privatização. Essa desestruturação interessa a quem?”, questiona o presidente do SEEBF/PI.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES