Funcionários da Agespisa ameaçam dar início à greve em Teresina

A Agespisa tem déficit de mais de R$ 1 bilhão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os funcionários administrativos da Agespisa não aceitam que a empresa de Águas e Esgotos do Piauí seja transformada em autarquia. Na manhã de ontem (3) o Sindicato dos Urbanitários deflagrou paralisação por 48 horas para chamar atenção do governo do Estado sobre as reivindicações da categoria.

O presidente do Sindicato do Urbanitários, Francisco Ferreira, conta que o movimento pede o fim imediato do processo que eles chamam de privatização da Agespisa.

O sindicalista acredita que a transformação da empresa no Instituto de Águas e Esgotos irá comprometer a qualidade do abastecimento de água no Estado.

"O piauiense vai ser prejudicado. Vamos ter o serviço precarizado, a tarifa vai aumentar com certeza também. Além disso, os servidores da Agespisa estão com medo de ficarem desempregados", disse Francisco Ferreira.

A categoria afirma que, caso o governo do Estado não atenda às reivindicações e busque um acordo com a classe, uma paralisação por tempo indeterminado deve ser deflagrada.

"Somente 30% dos serviços administrativos essenciais serão mantidos e até atos nas Estações de Tratamento de Água podem acontecer", avisa o presidente do Sindicato dos Urbanitários.

Além de promoveram piquete em frente à sede da Agespisa, os servidores da empresa interromperam a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da Ponte Juscelino Kubitschek e com palavras de ordem "Não à privatização", cobraram do governador Wellington Dias um diálogo com a categoria.

O chefe do Executivo Estadual alegou que diferente do que os sindicalistas afirmam, não existe processo de privatização na Agespisa. "A empresa passará a ser uma autarquia 100% pública. É o contrário do que é dito", declarou.

A Agespisa tem déficit de mais de R$ 1 bilhão. O executivo estadual defende que a empresa está sem capacidade de investimento e por esse motivo o Instituto de Águas e Esgotos foi criado. Com o status de autarquia, o Estado poderá contrair empréstimos para fazer novos investimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES