Funcionários do HUT recebem treinamento sobre Ebola e Chicungunya

O objetivo é fornecer informações ao maior número de profissionais

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha – HUT, através da sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, realizou, nos dias 20 e 21 de outubro de 2014, palestra de orientação sobre vírus Ebola e Chicungunya destinado aos profissionais do hospital.

Segundo Rosania Oliveira, médica infectologista do HUT, as orientações são a respeito dos cuidados, risco de transmissão e contágio desses dois vírus. “O objetivo é fornecer informações ao maior número de profissionais quanto a medidas de precaução que também são aplicáveis a outras doenças”, afirma.

Ela esclarece ainda que as portas de entrada do vírus Ebola são os aeroportos internacionais. O fato de Teresina não ser uma rota específica de voos internacionais dificulta a chegada do vírus no estado.

Apesar de o Piauí não estar na zona de perigo do Ebola, já foram realizadas várias reuniões envolvendo o Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde para discussão do plano de contingência do vírus Ebola no país.

No aeroporto de Teresina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA orienta pessoas que chegam de outros países. Se a pessoa tiver com algum sintoma clínico suspeito, ela é direcionada ao posto da Vigilância Sanitária do aeroporto, que se encarrega de acionar o SAMU para transportá-la até o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella- IDTNP, que é o hospital de referência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES