Fundação mobiliza Teresina para vacinação contra Raiva

Fundação mobiliza Teresina para vacinação contra Raiva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante essa semana, o Centro de Controle de Zoonoses realizou uma s?rie de atividades de mobiliza??o para a Campanha de Vacina??o contra a Raiva em Teresina. Apita?os nos principais cruzamentos, distribui??o de folhetos educativos, divulga??o de informa??o nas escolas e entrevistas nas r?dios comunit?rias. ?N?s estamos invadindo Teresina de informa??o para que n?o deixem de vacinar seus animais?, disse Ros?ngela Cavalcante, coordenadora da campanha da vacina contra a Raiva.

Neste s?bado (22), acontece o Dia D da Vacina??o contra a Raiva. O pontap? inicial da vacina??o acontecer? na Pra?a do Marqu?s ?s 8 horas da manh?. O Centro de Controle de Zoonoses, da Funda??o Municipal de Sa?de, tem a meta de vacinar 102.540 c?es e 36.914 gatos na zona urbana de Teresina.

Todos os c?es e gatos a partir de tr?s meses de idade devem ser vacinados contra a raiva todos os anos, incluindo as f?meas no cio, gr?vidas, ou que estejam amamentando.

A Raiva ? uma doen?a grave e pode levar ao ?bito em poucos dias depois de manifestada no organismo. A ?nica forma de evit?-la ? por meio da vacina??o. Os n?meros de casos da doen?a v?m diminuindo em todo o pa?s. Em 2002, foram registrados 635 casos de Raiva canina. Quatro anos depois, apenas 81 casos foram notificados. Este ano, foram registrados 40 casos, sendo 10 na regi?o Nordeste e 30 em Marab? no Par?.

Em Teresina, de 2004 a 2006, foram comprovados tr?s casos de Raiva em c?es, 15 em raposas e apenas um gato com a doen?a. H? 19 anos, Teresina n?o notifica casos de Raiva humana. ?Isso ? prova de que temos atingido bons resultados nas campanhas de vacina??o dos ?ltimos anos. Para evitarmos a incid?ncia de Raiva em humanos, precisamos manter a meta de imuniza??o dos animais?, alertou Amariles Borba, coordenadora de A?es Assist?ncias da FMS.

O que ? preciso saber para proteger voc? e o seu animal de estima??o no dia da vacina:

- C?es d?ceis devem estar com coleira e guia e devem ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para control?-los e cont?-los na hora de tomar a vacina;

- Crian?as n?o devem levar os animais para vacinar;

- C?es bravos devem estar com focinheira para n?o oferecerem nenhum risco de agress?o ao propriet?rio ou a outras pessoas;

- Gatos s?o naturalmente muito assustados e precisam ser levados em caixas de transporte ou similares, para que se evite fugas ou acidentes;

- Animais doentes n?o devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarr?ia, secre??o ocular ou nasal, sem apetite ou animais que est?o convalescendo de cirurgias e outras enfermidades.

No pr?ximo s?bado, o Centro de Controle de Zoonoses vai distribuir mais de 300 postos de vacina??o em todas as zonas da cidade das 8 horas da manh? ?s 5 horas da tarde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES