Fundação Municipal de Saúde vai à comunidade alertar sobre doença

O objetivo é aproximar a população do combate aos focos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã de ontem, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou atividade de conscientização na Escola Municipal Elias Ximenes Pedro Júnior, Bairro Nova Teresina, zona Norte de Teresina. O objetivo é aproximar a população do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, além de esclarece dúvidas acerca destas enfermidades.

Com palestras e material educativo, uma equipe composta por servidores da Fundação esteve presente na escola, que também recebeu outras secretarias da Prefeitura Municipal de Teresina, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS).

Segundo Maria Júlia Rocha Santos, coordenadora de educação e saúde da FMS, é necessário saber diferenciar as viroses que estão tão em voga: dengue, chikungunya e Zika. “A dengue, com uma forma hemorrágica, é a mais letal.

Já a chikungunya se caracteriza por dores intensas nas articulações, e pode, inclusive, deixar sequelas irreversíveis para o resto da vida. O Zika vírus também, que é a novidade, que até então não havíamos confirmado casos em laboratório, foi diagnosticada no Brasil. As três são transmitidas pelo mesmo mosquito”, explica.

Sobre o Zika vírus, a coordenadora destaca um cuidado especial, pois esta virose tem chances de se disseminar. “O Zika vírus está se espalhando por todo o Brasil, e os casos notificados apontam isso”, considera. Ao todo, foram notificados 16 casos, sendo metade dos doentes na Bahia e a outra metade no Rio Grande do Norte.

Maria Júlia também ressalta a importância de um trabalho preventivo, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti, que são locais que acumulam água parada e limpa. “É extremamente importante despertarmos nos teresinenses o espírito de colaboração para que juntos possamos eliminar os focos do mosquito”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES