Fundador do grupo Swatch, Nicolas Hayek morre aos 82 anos

Empresário morreu de ataque cardíaco em seu local de trabalho

Avalie a matéria:
Nicolas G. Hayek | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do grupo Swatch, Nicolas Hayek, um dos mais importantes e conhecidos empresários suíços, morreu de ataque cardíaco em seu local de trabalho nesta segunda-feira (28), informou a empresa.

Hayek, que completou 82 anos em fevereiro, era creditado por ter salvado a fabricante de relógios por reorganizar as empresas Asuag e SSIH, formando um único grupo, assumido por ele e outros investidores em 1985. Ele se tornou chefe-executivo e presidente em 1986.

"Com a inesperada morte de Nicolas G. Hayek, a Suíça e a economia suíça perdem uma de suas personalidades", disse a presidente suíça e ministra da Economia, Doris Leuthard, em comunicado.

Hayek era uma locomotiva para a economia suíça com seu compromisso corajoso com o empresariado, disse ela. "Devemos muito ao senhor Hayek".

Sucesso nos negócios

Na passagem das décadas de 1970 para 80, o setor relojoeiro suíço, que havia se destacado na fabricação de complicados modelos mecânicos, tinha dificuldades para enfrentar o advento dos relógios de quartzo, confiáveis e muito mais baratos.

Hayek não hesitou em adotar a nova tecnologia nos coloridos relógios de plástico Swatch, que foram lançados em 1983 e rapidamente se popularizaram no mundo todo.

Seu sucesso comandou a recuperação do setor relojoeiro suíço e ajudou Hayek a transformar sua empresa no maior fabricante mundial de relógios.

Ele deixa uma empresa com boa saúde. Em maio, o empresário --que costumava ser visto com dois ou três relógios em cada pulso-- disse que a Swatch teria um ano recorde, com faturamento estimado em mais de 6 bilhões de francos suíços (US$ 5,5 bilhões).

"A extraordinária visão de Nicolas G. Hayek lhe permitiu perceber e assegurar a sustentabilidade de um empreendimento relojoeiro forte, com alto valor agregado suíço. Ele é justamente reconhecido como um empreendedor líder neste país", disse a empresa.

O filho dele, Nick, é executivo-chefe do grupo desde 2003, e foi eleito para o conselho na última reunião geral anual, em maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES