Gabinete de Gestão Integrada da Segurança é implantado no Piauí

Fábio Abreu falou da atuação da polícia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do Estado do Piauí (GGI/ PI) foi implantado na quarta-feira (21), em cerimônia no Palácio de Karnak, e tem como objetivo integrar os diversos órgãos federais, estaduais e municipal da segurança e comunidade a fim de priorizar a gestão da informação, inteligência e o planejamento estratégico das ações voltadas para o bem estar dos piauienses, preservar vidas e coibir a criminalidade e violência em todo o Piauí.

A solenidade que marcou o início do GGI aconteceu com a presença da governadora em exercício, Margarete Coelho; do secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu; do comandante geral da Policia Militar do Piauí, Carlos Augusto; do comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Frederico; do delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista; da defensora pública geral, Hildeth Evangelista, além de representantes da Polícia Federal e outros órgãos. 

Na oportunidade, o secretário Fábio Abreu, que coordenará o grupo, explicou o funcionamento do Gabinete e realizou uma apresentação dos dados da segurança No Estado. “Queremos, aqui, expor as normas de funcionamento aos componentes deste gabinete. Vamos mostrar os dados e ideias para tomarmos decisões em conjunto. Vamos efetivar o que já estava instituto em lei através do Decreto nº. 11.843, de 2005”, disse.

A governadora em exercício Margarete Coelho disse que a instalação efetiva do GGI tem como objetivo também dar transparência aos dados da Segurança e honrar o compromisso de transparência com os cidadãos. “Não vamos maquiar dados. Queremos a adesão de todos para debater as políticas públicas e cada um conhecer o papel e todos os órgãos são partícipes dessa politica poderão opinar. Desenvolveremos uma avaliação, uma conferência em torno dessas políticas. A população pode participar muito diretamente comunicando as ocorrências para trabalhamos as ocorrências, para que a policia possa agir mais intensamente neste local”, disse.

Fábio Abreu falou da atuação da polícia no qual mais de 90% dos carros e motos roubados são recuperados, assim como todos os estupradores que foram denunciados foram presos. De acordo com a diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, Eugênia Villa, as reuniões acontecerão mensalmente, mas também de forma extraordinária e em momentos de crise. "Essa é uma mudança muito positiva na gestão. A ideia é trazer a comunidade para discutir as ações que serão implementadas. Queremos imprimir um sistema dialógico, no qual podemos criar Câmaras Temáticas, a exemplo da violência contra a mulher, explosão de caixas eletrônicos, armas e unir forças com a academia e com especialista no assunto de forma a gerar relatórios e diretrizes para o planejamento estratégico", explica.

O GGI é composto por doze membros efetivos do Sistema de Segurança Pública e Justiça Criminal, representando as seguintes entidades: Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, Defensoria Pública, Polícia Federal , Polícia Rodoviária Federal , Forças Armadas, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES